Correio de Carajás

Procissão Fluvial acontece regada a muita nostalgia e fé

Romeiros das águas navegam com a Virgem de Nazaré com emoção e fé/ Foto: Ulisses Pompeu

Neste entardecer de sábado (15), o 42º Círio de Nazaré em Marabá se concentrou na costumeira romaria fluvial da Virgem de Nazaré, onde fiéis percorreram o caminho entre o Porto das Mangueiras (Rio Tocantins) até a foz do Rio Itacaiunas, realizando o “encontro das Marias”, reunindo a virgem do Viva Rios com a Virgem Peregrina. Vários barcos escoltaram graciosamente a trajetória aquática sagrada.

Foto: Evangelista Rocha

O caminho foi percorrido até a benção do encontro das águas, na ponta do Cabelo Seco e posteriormente adentrando um flutuante para a procissão da santa sobre o Rio Tocantins. Antes disso, diversos religiosos prestaram suas homenagens pelas ruas da Velha Marabá.

 

Leia mais:

Entre os devotos, estiveram com faixas, imagens, flores, balões e águas para serem distribuídas a quem acompanhava Nazinha a pé, as famílias Lima, Comunidade São Raimundo Nonato e a Torneadora Alex&Filho, entre outros. Crianças com bexigas rosas também estiveram pelo caminho para um momento fofura da procissão.

Foto: Evangelista Rocha

À Correio TV, o Bispo Dom Vital explicou que o Círio Fluvial significa a benção da Santa para as águas e a todo os marabaenses, levando em conta que uma considerável parte da população e o povo da região amazônica vivem das águas: “Por isso o Papa Francisco fala tanto da ecologia integral, sobre podermos conviver dessa grande benção que é a bacia da Amazônia”, declarou.

Foto: Evangelista Rocha

Agora à noite, acontece Santa Missa de apresentação do Manto oficial 2022, que a imagem peregrina vai usar na grande procissão deste domingo, 16. (Thays Araujo)