O Pará entrou nesta quarta-feira, 4, na lista de estados que aderiram à campanha Race to Zero (Corrida para o Zero), da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26). O objetivo da campanha é busca zerar as emissões de gases do efeito estufa.
Em um evento da campanha organizado hoje em Brasília, o governador do Pará, Helder Barbalho, afirmou que a intenção é reduzir 86% das emissões até 2036 e zerar até 2050. O estado é principal emissor de carbono do país.
“Viemos reafirmar o compromisso do Pará com o modelo de descarbonização da economia. Precisamos fazer uma mudança na lógica atual, que conflita com a sustentabilidade”, declarou.
Leia mais:Ainda durante a fala, Helder afirmou que o Pará reduziu em cerca de 30% as queimadas e devastação na floresta, na comparação entre os meses de julho de 2020 e julho deste ano. A expectativa é que 2021 tenha 13% menos degradação, em relação a 2020.
Agora quatro estados brasileiros apoiam à campanha Race to Zero. Além do Pará, Pernambuco também entrou hoje na lista. Minas Gerais e São Paulo já haviam aderido. Esses quatro estados representam 33% das emissões brasileiras. (Metrópoles/Roma News)