📅 Publicado em 25/08/2025 17h01
Nesta segunda-feira (25), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) deu início a uma operação estratégica para fortalecer o combate a crimes de direitos humanos. Batizada de Operação Temática de Combate aos Crimes contra os Direitos Humanos (OTCDH), a iniciativa é focada nas rodovias federais e áreas sob jurisdição da União, com o objetivo de proteger populações vulneráveis e reforçar o combate a esse tipo de criminalidade.
Entre os objetivos principais estão o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes, a redução de pessoas à condição análoga à de escravo, o tráfico de seres humanos, o trabalho infantil e a importunação sexual. Esses crimes, muitas vezes invisíveis aos olhos, são uma doença social que a PRF busca eliminar com ações coordenadas e precisas, através da operação.

Para otimizar a eficácia das abordagens, a PRF não atuará sozinha e por isso terá a colaboração de órgãos como o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e o Ministério Público do Trabalho (MPT). A colaboração entre as instituições permite um planejamento e gestão de fiscalizações mais rigorosas, unindo diferentes técnicas para um enfrentamento mais crucial.
Leia mais:Além da repressão, a OTCDH também se dedica ao aperfeiçoamento constante do próprio efetivo. A capacitação teórica e prática dos policiais é um componente chave da iniciativa, garantindo que a PRF continue aprimorando sua capacidade de identificar e combater essas violações de forma efetiva e humanizada.
A operação marca uma nova etapa na atuação do órgão de segurança, reafirmando o compromisso e proteção da sociedade na busca da atuação em diversas áreas, inclusive, na garantia de direitos e na promoção de ambientes seguros e justos para todos.