Ao longo dos cinco dias da 34ª Exposição Agropecuária de Marabá (Expoama), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou uma forte operação de fiscalização no trecho da BR-155, entre a rotatório do KM-06 e o Parque de Exposições “José Francisco Diamantino”. O inspetor Alberto Brito, chefe da delegacia da PRF em Marabá, compartilhou com a Reportagem do CORREIO um balanço das intervenções realizadas.
O policial avalia que poucas ocorrências foram registradas nesse período, ao contrário de anos anteriores. Durante esses dias não ocorreu nenhum acidente fatal ou com vítimas graves, felizmente. Alberto aponta que apesar de os condutores estarem se conscientizando (em relação a beber e dirigir), o baixo índice de transgressões é reflexo das operações inibidoras realizadas pela PRF.
“Se a PRF não estivesse aqui, certeza que alguns teriam tentado transgredir a lei”, analisa. Como meio de locomoção, muitos daqueles que ingeriram bebida alcoólica durante a festividade utilizaram taxi, transporte por aplicativo e carona com motoristas que não ingeriram bebida alcoólica, explica o agente.
Leia mais:Para reforçar a operação, efetivos da PRF de Belém, Altamira e Santarém foram mobilizados. No total, a ação contou com a presença de 27 agentes, oito viaturas caracterizadas, uma descaracterizada e quatro motos que vieram da capital do Estado. “Com esse apoio conseguimos fazer uma operação bem forte, intimidando aqueles que tentaram desafiar a legislação”, afirma Alberto.
Ainda que em número reduzido, infrações por alcoolemia não passaram em branco. Alguns casos foram registrados durante os dias de exposição, tanto nas proximidades do eventos, quanto em outros pontos da cidade. No último final de semana, pelo menos cinco situações foram registradas.
Na blitz em frente ao parque de exposições foi autuado José Lino de Souza Machado, que conduzia uma motocicleta Honda Fan. Ao passar pelo primeiro ponto de fiscalização, o condutor não obedeceu a ordem de parada dada pelos policiais. No posto seguinte ele acabou sendo abordado por uma segunda equipe, que realizou o teste do etilomêtro (bafômetro) e constatou 0,76 mg/L de álcool no organismo do motociclista.
Já nas proximidades do posto da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefa), na BR-155, dois condutores foram autuados. Um deles conduzia uma Hilux e foi parado por uma guarnição de polícia que constatou, através do bafômetro, que ele estava embriagado. O teste apontou 0,47 mg/L, valor acima do permitido por lei. Vandilson Santos da Conceição foi conduzido até a delegacia para os procedimento cabíveis.
Por sua vez, Carlos Eduardo Costa Sousa estava pilotando uma Honda Titan quando foi flagrado. Ele passou pelos policiais sem atender a ordem de parada, mas foi alcançado por eles logo depois. O teste do etilomêtro apontou 0,99 mg/L de álcool. O condutor não possuía nenhum documento de identificação no momento da abordagem
Do outro lado da cidade, próximo ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) no núcleo Cidade Nova, uma equipe da PRF foi atender a ocorrência de um acidente após a ponte sobre o Rio Itacaiunas. Uma motocicleta se chocou com um automóvel que estava parado no semáforo. Juciney Guida Cruz, condutor da motocicleta passou pelo teste do bafômetro e foi constatado teor alcoólico de 0,35 mg/L, ele foi preso em flagrante. Ítalo Felipe Felinto da Hora, motorista do automóvel também passou pelo teste, que deu resultado negativo para alcoolemia.
Na Folha 20, próximo a ponte que faz a divisa com a Folha 28, um acidente foi relatado para a Polícia Militar através do Núcleo Integrado de Operações (NIOP-190). No local estavam Mrodjoi Kikrin, em um Renault Kwid e Marciel Marques da Silva em um Renault Sandero. Uma equipe do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (DMTU) foi acionada para realizar o teste do bafômetro nos condutores, constatando a embriaguez de Mrodjoi com uma quantidade de 0,53 mg/L. Ele também não possuí carteira nacional de habilitação, devido aos fatos, o condutos foi encaminhado para a delegacia. (Luciana Araújo)