Correio de Carajás

PRF apreende madeira ilegal e 36 comprimidos de ‘rebite’ em Marabá

O caminhão foi abordado porque estava com alterações no sistema de iluminação/ Foto: Divulgação/PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 46 metros cúbicos de madeira transportada ilegalmente durante uma fiscalização na Rodovia BR-155, em Marabá/PA. Além disso, o motorista estava em posse 32 comprimidos de anfetamina, conhecidos popularmente como ‘rebite’, uma substância que deixa os caminhoneiros acordados.

A apreensão aconteceu na manhã de terça-feira (8), quando os agentes abordaram um caminhão que estava com alterações no sistema de iluminação. Durante a abordagem, a equipe constatou que, além do motorista trafegar em alta velocidade, transportava os comprimidos e madeira da espécie Acapu sem Guia Florestal.

Diante dos fatos, a carga e o condutor foram encaminhados ao órgão ambiental competente para os procedimentos legais. O condutor assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), comprometendo-se a comparecer em juízo quando solicitado, em tese, por crime ambiental.

Leia mais:

A anfetamina é utilizada pelos condutores de veículos que transportam cargas com prazo curto para entrega pelo seu efeito colateral, que é a supressão de sono, a fim de sustentar longos períodos sem dormir. Conforme a PRF, são comuns os casos em que estes condutores permanecem mais de 24 horas dirigindo ininterruptamente. Isso aumenta o risco de acidentes de trânsito.

O uso da anfetamina é expressamente proibido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) devido aos graves riscos à saúde e aos perigos associados à condução sob a influência dessa substância nociva. A importação e comercialização dessa substancia é ilegal no Brasil. (Da Redação com informações da PRF)