Correio de Carajás

Presos de Marabá comemoram aniversário do PCC com grito de ordem. Veja o vídeo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Um vídeo gravado de uma das guaritas de segurança do Centro de Recuperação Agrícola Mariano Antunes (Crama), em Marabá, mostra internos do presídio aparentemente comemorando o aniversário da facção Primeiro Comando da Capital (PCC), criada no dia 31 de agosto, há 25 anos.

Foto: Divulgação

Nas imagens, feitas por um policial militar que trabalha na segurança externa da casa penal, aparecem aproximadamente 80 homens de mãos dadas, em um círculo. No centro, um dos presos puxa o grito de ordem, respondido pelos demais. No discurso, sentenças como “se Deus é por nós quem será contra nós” e “um por todos e todos por um” podem ser distinguidas.

O grito é o mesmo proclamado em outros presídios do Brasil, conforme diversos vídeos divulgados, inclusive em plataformas como o youtube.

Leia mais:

https://www.youtube.com/watch?v=779JtiL0Nfc

Aparentemente, a suposta comemoração acontece durante o banho de sol, em um dos pátios do Crama. Há mais de ano o Portal Correio de Carajás e o Jornal Correio vêm publicando notícias acerca da presença de facções e formação de crime organizado em Marabá e em Parauapebas, na região sudeste do Pará.

No último mês, por exemplo, a Polícia Civil descobriu que o detento Yago Teixeira de Araújo, de 19 anos, foi morto pelo colega de cela, Webert Taylon Ribeiro Sirqueira porque os dois tiveram uma desavença antes de serem presos. Além disso, no entanto, Yago era membro de outra facção, o Comando Vermelho (CV), mas migrou para o PCC. Em vídeo gravado antes da morte, ele afirma estar sendo ameaçado pelo CV.

O PCC surgiu em 1993 em uma Casa de Custódia de Taubaté, a 130 quilômetros da capital de São Paulo. Atualmente, tem ramificações na maior parte dos estados brasileiros e, da prisão, comanda rebeliões, assaltos, sequestros, assassinatos e o narcotráfico.

O Correio de Carajás encaminhou e-mail às assessorias de comunicação da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Segup) e Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado do Pará (Susipe) e aguarda posicionamento. (Luciana Marschall com informações de Josseli Carvalho)

 

Mais

Servidor é executado em caçamba da Prefeitura de Abel Figueiredo

Servidor é executado em caçamba da Prefeitura de Abel Figueiredo

A Polícia Civil investiga os motivos que levaram à execução do servidor da Prefeitura de Abel Figueiredo, Eduardo de Souza…
Foragido há 22 anos de Redenção é preso no Piauí

Foragido há 22 anos de Redenção é preso no Piauí

Foragido há 22 anos, o paraense José Luiz Maciel de Sousa, um dos presos da operação ‘Ação Integrada’, deflagrada nesta…
Mandado de prisão por furto em Marabá é cumprido em Parauapebas

Mandado de prisão por furto em Marabá é cumprido em Parauapebas

Na tarde desta quarta-feira (12), Thyago de Freitas Mulato, de 29 anos, foi preso em Parauapebas em cumprimento de mandado…
Jardim Canadá presencia homicídio no anoitecer

Jardim Canadá presencia homicídio no anoitecer

No fim da tarde desta quarta-feira (12), dois homens em uma Honda Biz prateada executaram Wellingthon Souza Ferreira, de 24…
Ponto de drogas é desarticulado pela Polícia Militar

Ponto de drogas é desarticulado pela Polícia Militar

A Polícia Militar desmobilizou um ponto de venda de entorpecentes ilícitos e prendeu Rubenique Batista Rodrigues, no Bairro da Infraero,…
Acusado de pistolagem é morto na Vila Santana

Acusado de pistolagem é morto na Vila Santana

Por volta das 10h30 da manhã de ontem, quarta-feira (12), Cleiton Lucena de Lima, de 40 anos, foi assassinado a…