Correio de Carajás

Presídio está sob intervenção estadual

Presídio está sob intervenção estadual

O secretário para Assuntos Penitenciários do Estado do Pará, Jarbas Vasconcelos do Carmo, editou portaria determinando intervenção no Centro de Recuperação Regional de Tucuruí (CRTT). O tenente-coronel Fábio Alex Correa Barra comandará, por 15 dias, o presídio de Tucuruí.

A portaria foi assinada na segunda-feira, 11, e sua validade inicia no dia 13 e vai até o dia 27. Por ela, o interventor terá a missão de reorganizar a situação precária da unidade prisional, que registrou episódios negativos neste mês.

No dia 7 deste mês, diversos objetos foram encontrados nas celas dos presos. De aparelhos celulares a drogas. A revista envolveu forças de segurança do município e durou mais de 10 horas. No domingo, 10, quatro detentos do sistema semiaberto conseguiram fugir do presídio. Eles usaram uma corda fabricada com lençóis para escalar o muro e fugir do local. Até o momento nenhum deles foi recapturado.

Leia mais:

Com capacidade para 120 detentos, a população atual ultrapassa 500 custodiados, o que levou a juíza Célia Gadotti, que atua na Comarca de Tucuruí, a realizar uma visita ao Centro de Recuperação e constatou a superlotação. Parte dos custodiados são de outras comarcas e a Juíza determinou que a Susipe realize a transferência ou remoção destes presos de forma imediata para amenizar a situação, além de proibir o recebimento de detentos de outros municípios, que não sejam de Breu Branco, Goianésia do Pará, Novo Repartimento e Pacajá. (Antonio Barroso/Freelancer)