O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, determinou a suspensão do concurso público da Policia Militar do Estado do Pará, que seria realizado neste domingo (14), com mais de 67 mil inscritos.
O ministro atendeu ao pedido do Ministério Público do Pará no âmbito da suspensão de Liminar 1431. O MP pediu a concessão da cautelar diante da fase vermelha, em razão do agravamento da pandemia de covid-19 no estado.
Na avaliação de Fux, a realização de provas representaria “grave risco de lesão à saúde pública”. Para ele, o concurso poderá ser realizado em nova data, quando a situação melhorar.
“Com efeito, a concentração presencial de tantos candidatos em momento de agravamento da crise sanitária vivenciada pelo Brasil e também pelo Estado do Pará representaria grave risco de lesão à saúde pública. Adicionalmente, as provas poderão ser adequadamente realizadas em data oportuna, quando relativizadas as restrições de circulação estabelecidas pelo próprio Estado do Pará.”
Em Marabá, muitos candidatos chegaram hoje, de outros municípios para realizar a prova que aconteceria amanhã e ficaram frustrados. (Ana Mangas)