Correio de Carajás

Presidente da CMM vê Legislativo mais maduro e fala sobre posse em 1º de janeiro

Na manhã desta segunda-feira (14) o vereador e presidente da Câmara Municipal de Marabá (CMM), Pedro Corrêa, em seu gabinete, recebeu os veículos de comunicação marabaense para uma coletiva de imprensa, durante a qual fez um balanço das atividades no Legislativo durante o ano de 2020. Apesar da pandemia que assolou o mundo, a Casa de Leis analisou mais de 1.200 matérias, como requerimentos, sessões solenes, ordinárias e extraordinárias, etc.

O presidente disse que a CMM foi pioneira em sessões remotas na região, não deixando de realizar nenhuma discussão em nenhuma semana, mesmo diante das dificuldades enfrentadas neste ano. Afinal, 2020 ainda não acabou e a Casa tem alguns trabalhos para concluir até a sua última sessão, que será no próximo dia 22, quando é esperada a votação da Lei Orçamentária Anual (LOA).

Na sessão desta terça-feira (15) haverá um primeiro debate sobre o orçamento do Município, com abertura para a sociedade marabaense acompanhar e participar. “É evidente que neste momento outras propostas serão apresentadas, o que pode gerar emendas e, no dia 22, aprovaremos o orçamento”, acrescenta Pedro.

Leia mais:

Além disso, o vereador lembrou que o controverso Projeto de Lei nº 048/2020 também está sendo discutido nas comissões de Justiça, Legislação e Redação (CJR) e Administração, Serviços, Segurança Pública e Seguridade Social (CAS), para que vá ao plenário. “Acredito que até dia 22 poderemos votá-lo e todos os vereadores farão a deliberação da forma que acharem necessária”, comentou.

Ao ser perguntado sobre sua avaliação das Eleições 2020, o parlamentar observou que a população parece ter preferido os candidatos mais experientes, tendo em vista que há cinco novatos entre os que terão cadeira no Parlamento a partir de 1º de janeiro. Mas, Pedro não esqueceu de mencionar que todos os vereadores da atual gestão foram bem votados, mesmo aqueles que não alcançaram a reeleição, o que aponta um bom trabalho executado na CMM.

Em relação aos cinco novatos, o vereador sinalizou que eles devem passar por uma capacitação através da Escola do Legislativo de Marabá (ELMAR), que objetiva contribuir para a formação de agentes políticos, de servidores públicos e da sociedade civil sobre diversos temas de interesses político, institucional e social. “Sempre buscamos modernizar a Câmara e através da ELMAR capacitamos não só vereadores, mas servidores e o público externo”, completou.

Ainda sobre escolhas, Pedrinho adiantou que deve se candidatar à presidência da Câmara mais uma vez, já que a Lei Orgânica do Município e o Regimento Interno do Legislativo o permitem. Porém, tudo está sendo bem avaliado. A escolha do presidente acontece no dia da posse – 1º de janeiro – onde os demais vereadores decidirão também por voto.

MEMORIAL POLÍTICO REVITALIZADO

Das atividades da CMM, nesta quinta-feira (17) também haverá a reinauguração do Memorial Político de Marabá, que segundo o parlamentar, deve apresentar uma modernização com novas tecnologias. “Será uma surpresa apresentarmos esse espaço que preserva as memorias do parlamento e traz um pouco de tudo que ocorreu no legislativo ao longo da história do município”, disse Pedro, convidando os veículos de comunicação presentes.

Na coletiva, o tema da pandemia foi mencionado diversas vezes, sendo uma delas em relação a atuação da Câmara, quando Marabá mais precisou de ajuda para combater o novo coronavírus, através das emendas impositivas parlamentares.

Pedro relembra que em 2019, 50% do orçamento das emendas eram destinados à saúde, enquanto a outra metade, poderia ser aplicada em outras áreas. Entretanto, devido a situação atípica vivida neste ano, os vereadores decidiram destinar 100% do orçamento de 2020 para duas áreas necessárias: saúde e assistência social. “Tomamos essa decisão para dar suporte à Prefeitura e às famílias que foram afetadas pela covid-19”, esclarece.

Vale lembrar que, devido à pandemia, eventos importantes neste ano eleitoral serão adaptados, como a diplomação dos vereadores de Marabá e Bom Jesus do Tocantins, que ocorrem nesta quarta-feira (16), às 19 horas, no Plenário da CMM.

“Cada diplomado poderá levar dois convidados, respeitando todos as medidas de distanciamento e uso de máscara. Esta Casa vai disponibilizar álcool em gel para a segurança dos presentes também”, disse Pedro.

Em relação à posse dos novos vereadores e do prefeito e seu vice, marcada para 1º de janeiro, o presidente da Câmara alegou que ainda estão sendo ultimados os detalhes da cerimônia junto com o Executivo Municipal para decidir como tudo ocorrerá.

“Possivelmente, colocaremos um telão na parte externa, disponibilizaremos cadeiras e tendas para convidados do prefeito e demais vereadores, além de tomar todo o cuidado com os protocolos da pandemia. Mas, tudo isso está sendo pensado ainda”, adiantou.

Finalizando, o presidente da CMM agradeceu toda a população de Marabá por ter confiado nos vereadores do mandato de 2017-2020. “Não tenho dúvidas de que a população vai se orgulhar dos próximos quatro anos também, pois temos energia e disposição. Sabemos que os cidadãos têm expectativas quantos aos 21 vereadores, no prefeito e sua gestão, então esperamos fazer um bom trabalho nos próximos quatro anos”, encerrou. (Zeus Bandeira)