Correio de Carajás

Presidente Alecio Stringari estreia em sessão em meio a protesto

Foto: Evangelista Rocha

Na manhã desta quarta-feira, dia 15 de fevereiro, a Câmara Municipal de Marabá realizou a primeira sessão ordinária de 2023, com participação de mais de 200 pessoas no Plenário e outras 200 acompanhando a transmissão, ao vivo, pelo Facebook.

Quem presidiu a sessão foi Alecio Stringari, novo presidente do Poder Legislativo para o biênio 2023-2024, que não teve vida fácil, diante da pressão exercida por manifestantes. Apesar do nervosismo aparente, ele conseguiu contornar os momentos mais delicados de vaias.

Junto com ele na Mesa Diretora, estavam o primeiro secretário, Beto Miranda; o segundo secretário, Miguel Gomes Filho; a terceira secretária, Cristina Mutran; o vice-prefeito, Luciano Lopes Dias; o secretário Regional de Governo, João Chamon Neto; e o comandante da 23ª Brigada de Infantaria de Selva, Maurício de Souza.

Leia mais:

O secretário João Chamon parabenizou a nova Mesa Diretora da Câmara e desejou ao Poder Legislativo pleno êxito durante o novo ano legislativo e se solidarizou com os servidores presentes à sessão e suas reivindicações por meio de construção de uma pauta com o Executivo.

Falou da parceria renovada entre o Governo do Estado e município de Marabá e convidou os vereadores para participar com a governadora em exercício Hana Ghassan para evento no Centro de Convenções para discussão do Orçamento do Estado para os próximos anos.

O vice-prefeito Luciano Lopes Dias apresentou a mensagem do Poder Executivo ao Legislativo, conforme previsto em lei. Destacou várias ações que a Prefeitura vem realizando na zona urbana e também na rural, com “trabalho expressivo das secretarias municipal de Obras e Agricultura. O reflexo nós vemos na agricultura familiar e destaco a participação da Câmara Municipal, que produz, que dialoga sempre com o Executivo em busca das melhores soluções para Marabá”.

No grande expediente do dia, o vereador Márcio do São Félix e elogiou a Câmara por manter um profissional de libras para traduzir os temas da sessão para a comunidade surda que acompanha os trabalhos no Plenário.

Falou da importância de o Executivo manter diálogo permanente com os servidores. Disse que tem sido procurado incessantemente por profissionais da educação e saúde, que escancaram problemas crônicos nestas duas áreas e disse que é preciso dar um retorno positivo para a sociedade.

O vereador Coronel Araújo disse que é preciso ouvir a comunidade, que tem reclamado muito da falta de estrutura dos hospitais municipais: HMM e HMI. Ele também pediu atenção e sensibilidade com as pautas dos servidores da educação, que estão reivindicando várias.

O vereador Pedrinho Corrêa também usou a tribuna e relembrou dos desafios que teve à frente de sua gestão e desejou sucesso ao colega Alecio Stringari.

Corrêa pediu ao vice-prefeito, Luciano Dias, que seja criada uma mesa permanente de negociação com servidores e que a Câmara Municipal tenha assento na mesma, inclusive para debater a pauta que os servidores têm apresentado na Câmara relacionado a progressões verticais e horizontais.

 vereador Marcelo Araújo fez um balanço positivo da gestão municipal em relação às obras que estão em execução na cidade, mas ressaltou que a cidade não é feita só de obras, mas também de pessoas, de servidores, que precisam ser ouvidos com suas reivindicações salariais.