Correio de Carajás

Prefeitura planeja licitar 3ª ponte do Itacaiunas em março

Projeto executivo deve ser entregue até o final deste mês de fevereiro e as obras podem iniciar a partir de julho

A empresa pernambucana que ganhou a licitação para produzir o projeto executivo para a terceira ponte sobre o Rio Itacaiunas, a Maia Melo Engenharia Ltda, deve entregar os últimos documentos para a Prefeitura de Marabá até o final deste mês de fevereiro. É o que informou, no meio da tarde desta sexta-feira, 11, ao Correio, o secretário municipal de Obras, Fábio Moreira.

Ele também revelou que a análise do projeto deve ser rápida e a licitação está prevista para ser lançada no mês seguinte, março. Caso não ocorra percalços, com alguma concorrente apelando, as obras poderão começar por volta dos meses de julho ou agosto deste ano.

O projeto executivo deveria ter sido entregue em setembro do ano passado, mas houve atraso por parte da empresa.

Leia mais:
Rodovia Transamazônica, próximo ao 4º BPM, terá anel de ligação com a ponte

A ponte será em concreto armado medindo 518,5 metros de extensão e ligará os núcleos Nova Marabá e Cidade Nova, das proximidades do 4º Batalhão de Polícia Militar, na Folha 33, até o Bairro Filadélfia, no Núcleo Cidade Nova. A obra está orçada, inicialmente, em 93 milhões de reais, sendo que a parceria do Governo do Estado é de 50 milhões, dos quais 25 milhões já foram depositados nos cofres municipais.

O projeto prevê ainda o prolongamento e pavimentação da Avenida 2000 e de ruas do entorno, beneficiando e valorizando casas e lotes de mais de 50 mil moradores dos bairros Filadélfia, São Miguel da Conquista, Folha 33 e Folha 35.

Na manhã desta sexta-feira (11) operários já iniciaram os trabalhos de sondagem do terreno para viabilização da construção das bases da ponte. O responsável pela sondagem, de prenome Joaquim, explicou que nesse momento, a equipe está fazendo a coleta do material existente para o destino do pavimento. “Esse material vai para o laboratório, vai ser estudado, será dada sua classificação e o suporte. Isso vai servir para fazer o dimensionamento do pavimento, que deve ser provavelmente concreto de asfalto”, declarou.