Correio de Carajás

Prefeitura nega que paciente atendido em Parauapebas seja caso de Mpox

A Prefeitura de Parauapebas divulgou uma Nota de Esclarecimento na noite desta quinta-feira (1°), afirmando que não há casos confirmados ou suspeitos de Mpox (varíola dos macacos) no município.

O anúncio ocorre após algumas páginas em redes sociais divulgarem a informação. Entretanto, a Nota esclarece que recentemente um paciente foi atendido na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) com lesões na pele sugestivas de varicela (catapora). Após avaliação clínica e epidemiológica, foi descartada, até o momento, qualquer relação com a Mpox.

Mesmo assim, por precaução e em conformidade com os protocolos de vigilância em saúde, foram realizados exames laboratoriais e o paciente foi colocado em isolamento para acompanhamento.
A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) destaca que todas as medidas de segurança estão sendo adotadas para proteger a população.

Leia mais:






A administração municipal também alerta a população sobre a circulação de imagens e informações falsas nas redes sociais, com o objetivo de gerar pânico desnecessário. A orientação é que todos evitem compartilhar conteúdos não verificados, a fim de combater a desinformação.

“A saúde da nossa população é prioridade. Estamos monitorando a situação e, caso haja qualquer alteração, informaremos imediatamente com total transparência”, reforçou o secretário de Saúde, Marcos Vinícius.

Pará
De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa), o estado registrou 19 casos de MPOX em 2025 até o último dia 23. A doença voltou a chamar a atenção depois que o cantor paraense Augusto Demétrio Neto, conhecido como Gutto Xibatada, morreu por complicações causadas pelo diagnóstico. (Theíza Cristhine)