Correio de Carajás

Prefeitura de Parauapebas vai investir mais de R$ 2,5 milhões em respiradores

Com 19 pessoas internadas com confirmação de infecção por Covid-19 neste domingo (3), a Prefeitura Municipal de Parauapebas publicou na edição desta segunda-feira (4) do Diário Oficial do Estado do Pará extrato de dispensa de licitação para contratação emergencial de empresa fornecedora de respiradores mecânicos.

Conforme a publicação, os equipamentos deverão atender a demanda dos Leitos de UTI da ala destinada a receber pacientes vítimas de Covid-19 montada no Hospital Geral Evaldo Benevides (HGP). A contratada foi a empresa Maxima Distribuidora de Medicamentos pelo valor de R$ 2.600.000,00.

A dispensa de licitação se fundamentou na Lei Federal Nº 13.979/2020 que dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus.

Leia mais:

O artigo 4º dispensa a licitação para aquisição de bens, serviços e insumos de saúde destinados ao enfrentamento da emergência.  A Declaração de Dispensa de Licitação foi emitida pela Comissão de Licitação e ratificada pelo secretário Municipal de Saúde, Gilberto Laranjeiras.

O contrato com detalhes de quantos aparelhos serão adquiridos ainda não foi disponibilizado no Portal da Transparência do município. Parauapebas tem neste momento 200 casos confirmados da doença e 15 óbitos. Há 95 pessoas em isolamento domiciliar e 71 recuperadas. Setenta casos estão em investigação. (Luciana Marschall)