Correio de Carajás

Prefeitura de Ipixuna do Pará abre concurso com 86 vagas

Foto: reprodução

A Prefeitura de Ipixuna do Pará, no interior paraense, divulgou edital de processo seletivo com oferta de 86 vagas, entre imediatas e cadastro reserva.

Há oportunidades para agente comunitário de saúde (76 postos) e agente de combate a endemias (10), ambas com salário de R$ 1.014 e exigência de ensino médio. 

No caso das chances para agente comunitário, os candidatos devem residir na área em que pretendem atuar (as regiões abrangidas podem ser consultadas aqui). 

Leia mais:

Presenciais, as inscrições serão recebidas entre 14 e 16 de janeiro, na Secretaria Municipal de Promoção Social (av. Presidente Vargas, s/nº, centro). O valor da taxa é de R$ 30. 

Etapas do concurso de Ipixuna do Pará

Marcada para 10 de fevereiro, a prova objetiva cobrará a resolução de 30 questões de múltipla escolha abordando conteúdos de língua portuguesa, matemática e conhecimentos específicos. 

Os aprovados na primeira fase serão convocados para a realização de curso introdutório de formação inicial e continuada, previsto para ocorrer de 25 de fevereiro a 1 de março.

O concurso da Prefeitura de Ipixuna do Pará terá validade de um ano, com possibilidade de prorrogação por mais um, a critério do governo municipal, conforme estabelece o edital.

Atribuições dos cargos no concurso de Ipixuna do Pará

Os contratados para a função de agente comunitário de saúde terão como funções: I – A utilização de instrumentos para diagnóstico demográfico e sociocultural da comunidade; II – A promoção de ações de educação para a saúde individual e coletiva; III – O registro, para fins exclusivos de controle e planejamento das ações de saúde, de nascimentos, óbitos, doenças e outros agravos à saúde; IV – O estímulo à participação da comunidade nas políticas públicas voltadas para a área da saúde; V – A realização de visitas domiciliares periódicas para monitoramento de situações de risco à família; e VI – A participação em ações que fortaleçam os elos entre o setor saúde e outras políticas que promovam a qualidade de vida.

Já para os profissionais que ocuparem as vagas de agente de combate a endemias, as atribuições são as seguintes: Desenvolver ações educativas e de mobilização da comunidade relativas ao controle das doenças/agravos; II – Executar ações de controle de doenças/agravos interagindo com os ACS e equipe de Atenção Básica; III – Identificar casos suspeitos dos agravos/doenças e encaminhar os pacientes para a Unidade de Saúde de referência e comunicar o fato ao responsável pela unidade de saúde; V – Orientar a comunidade sobre sintomas, riscos e agente transmissor de doenças e medidas de prevenção individual e coletiva; V – Executar ações de campo para pesquisa entomológica, malacológica e/ou coleta de reservatórios de doenças; VI – Realizar cadastramento e atualização da base de imóveis para planejamento e definição de estratégias de intervenção; VII – Executar ações de controle de doenças utilizando as medidas de controle químico, biológico, manejo ambiental e outras ações de manejo integrado de vetores; VIII – Executar ações de campo em projetos que visem avaliar novas metodologias de intervenção para prevenção e controle de doenças; IX – Registrar as informações referentes às atividades executadas; X – Realizar identificação e cadastramento de situações que interfiram no curso das doenças ou que tenham importância epidemiológica relacionada principalmente aos fatores ambientais; XI – Mobilizar a comunidade para desenvolver medidas simples de manejo ambiental e outras formas de intervenção no ambiente para o controle de vetores.

Cronograma do concurso da Prefeitura de Ipixuna do Pará


(jcconcursos)