Há mais de 5 anos, Joaquim José trabalha na terra da Comunidade Serra Azul, zona rural de Curionópolis, mas foi com o apoio da Prefeitura Municipal que ele viu sua produção crescer e se fortalecer para ganhar espaço no mercado. Hoje, ele produz pepino, melancia, quiabo e outros itens que já estão sendo vendidos nas cidades vizinhas.
“Antes a gente plantava, mas não tinha sabedoria para ver tudo dar certo, agora o pessoal vem aqui ajudar, orientar, traz as máquinas e a gente consegue plantar e colher várias vezes ao ano” comemora o agricultor.

Na comunidade Serra Azul, cerca de 30 famílias estão recebendo a assistência da Secretaria Municipal de Produção Rural para melhorar a produtividade do plantio. Além do apoio técnico e todo o maquinário, a prefeitura também está ajudando os produtores na formalização da associação, que vai facilitar ainda mais o escoamento de tudo que é produzido.
“Nós temos muita força de vontade para fazer dar certo e com o apoio dos técnicos, a gente tem visto novas possibilidades surgirem e assim, a comunidade fica mais forte e com muito mais incentivo para crescer. Temos certeza de que daqui pra frente, vamos plantar e colher com muito mais qualidade com o apoio da prefeitura” reforçou Graciela Paceliuka, representante da comunidade.
O trabalho da prefeitura para impulsionar o crescimento da Agricultura familiar acontece em toda extensão da zona rural de Curionópolis. As equipes técnicas realizam as visitas nas propriedades, mapeiam as possibilidades de crescimento e ajudam as famílias com novas opções de produção como piscicultura, avicultura e fruticultura, oferecendo novas possibilidades e amparando cada um de acordo com sua necessidade.
“Nós procuramos estar perto de cada família, conhecendo a realidade podemos propor alternativas rentáveis para que eles cresçam na produção e tenham mais fontes de renda garantida. Isso movimenta a economia, fortalece o povo do campo e consolida Curionópolis com um grande polo de produção rural” enfatiza Jhonatan Moreira, técnico agropecuário.
[Informe Institucional]