A Prefeitura de Canaã dos Carajás, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Produção Rural (Sempru), trabalha ano após ano pelo desenvolvimento sustentável do campo, com o objetivo de resgatar a vocação rural do município. Para isso, a gestão municipal implementa diversos programas e capacitações voltados para o produtor rural e para o fortalecimento das atividades agrícolas.
Em 2025, o Programa Municipal de Desenvolvimento do Campo (Procampo) selecionou 265 famílias em seis linhas de projetos: Avicultura de corte e de postura; Bovinocultura de corte e de leite, com foco em manejo nutricional e melhoramento genético; Horticultura convencional e semi-hidroponia; Fruticultura, incluindo Procacau, Citrus, Açaí e Pomar Sustentável; Piscicultura intensiva e Produção de Grãos.
De acordo com o secretário da pasta, Zito Augusto, os produtores recebem assistência técnica, insumos e infraestrutura. “Estão sendo plantados 300 hectares de milho, com insumos (sementes e adubo) e mecanização fornecidos pela Sempru; distribuídas 100 mil mudas de cacau pelo projeto Procacau; realizadas 500 inseminações em bovinos de leite; cerca de 100 hectares de pastagens estão sendo reformados; e 76 galpões para avicultura serão construídos — tudo isso sem custo algum para os produtores selecionados”, detalhou.
Leia mais:A produtora rural Rosilene Rodrigues, participante do Procampo, recebeu assistência técnica e insumos para sua produção de cacau. “É muito bom ter esse apoio da Sempru. Ajuda muito a gente que é produtor, dando orientações e sementes. Só tenho a agradecer pelo trabalho que realizam comigo”, afirmou.

A engenheira agrônoma Suzane Lopes, que acompanha o trabalho junto aos produtores, destaca que somente em 2025 já foram realizadas mais de 1.000 visitas técnicas nas propriedades rurais do município. As equipes multifuncionais são formadas por agrônomos, veterinários, zootecnistas e técnicos agrícolas. “As assistências envolvem diagnósticos de lavouras, cirurgias em animais, formulação de rações, diagnósticos de doenças e pragas, entre outros. Os profissionais atendem diariamente às solicitações dos produtores rurais”, explicou.
Suzane ressalta ainda o trabalho de Mecanização Agrícola realizado pela Sempru, essencial para o preparo do solo, construção de represas de irrigação, bebedouros para animais e outras estruturas rurais. Até novembro de 2025, mais de 1.450 famílias foram atendidas com o serviço de mecanização.
Cursos e capacitações
Durante a Fazendinha da Sempru 2025, realizada dentro da Expo Canaã, foram ofertados 20 cursos, pelos quais passaram 2.356 produtores e produtoras rurais. O espaço também sediou o II Encontro de Mulheres do Campo, que reuniu 230 participantes em um dia de imersão, conhecimento e motivação para mulheres que vivem e constroem o agro.
Programa SEMEAR
Neste ano, a Prefeitura criou o programa SEMEAR, que visa capacitar produtores e técnicos para ampliar o desenvolvimento e a tecnologia no campo. Desde sua criação, foram realizados sete cursos nas áreas vegetal e animal, incluindo o curso de Boas Práticas na Manipulação de Alimentos, obrigatório para empresas e agroindústrias que atuam com alimentos. Desde outubro, mês de início do programa, 255 pessoas já foram capacitadas e certificadas.

Regularização Fundiária
Foram entregues 33 títulos definitivos de propriedades rurais, por meio do termo de cooperação entre a Prefeitura e o INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), executado pela Sempru. O processo é conduzido pelo Núcleo de Regularização Fundiária, que atua com equipe técnica especializada.
Em 2025, todos esses trabalhos foram conduzidos com foco na ampliação da assistência técnica, na oferta de insumos e no fortalecimento das cadeias produtivas do município. A Sempru reforça que as ações terão continuidade em 2026, com novos investimentos, expansão dos programas já existentes e o compromisso de seguir impulsionando o desenvolvimento rural sustentável em Canaã dos Carajás.
[Informe Institucional]
