Correio de Carajás

Prefeitura culpa gestão passada por ambulâncias em oficina

Quase 48 horas depois de ser procurada para se posicionar sobre o caso das ambulâncias entulhadas em uma oficina mecânica, a Prefeitura de Marabá enviou nota de esclarecimento. De acordo com a nota da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), no início da atual gestão, a equipe do patrimônio da Secretaria Municipal de SMS fez busca ativa nos veículos pertencentes à pasta. Entre esses veículos, foram encontradas nas dependências da SEVOP algumas ambulâncias, que já se encontravam paradas por mais de um ano.

Essas ambulâncias foram deslocadas para uma oficina, que havia firmado contrato com a SMS no início do ano de 2025, após processo licitatório iniciado na gestão passada, com a finalidade de serem avaliadas tecnicamente, para definir o custo benefício de sua recuperação.

Além dessas ambulâncias, outras cinco já estavam sob os cuidados da mesma empresa por força de um contrato firmado em 2024. Dessas cinco, uma será destinada a leilão, pelo custo alto de sua recuperação, e as demais aguardam por reparos.

Leia mais:

Ainda segundo a Secom, a oficina possui baixa capacidade de resposta, em função do pequeno número de técnicos à disposição, desta forma, não há meios de realizar os reparos em todas ao mesmo tempo, por isso a definição de prioridade e viabilidade de reparos, sem que nenhum veículo se encontra abandonado.

Ciente da vida útil da frota de ambulâncias do município, e da frequência com necessitam de reparos, a SMS está concluindo um processo licitatório para a compra de três ambulâncias, com encomenda já formalizada para a empresa vencedora do processo, além de iniciar novo processo para a aquisição de novas ambulâncias.

“A Secretaria Municipal de Saúde de Marabá não tem medido esforços, dentro dos trâmites legais, para cumprir seu papel na condução das políticas públicas de saúde, e oferecer um serviço digno à população, cientes de que isso leva mais tempo do que as necessidades exigem”, diz o final da nota.

(Da Redação)