Correio de Carajás

Prefeito que morreu de covid-19 ganha monumento

Um ano após seu falecimento, o ex-prefeito de Redenção, Carlo Iavé Furtado de Araújo, recebeu pomposas homenagens póstumas, incluindo um busto com o seu rosto, inaugurado nesta quarta-feira, 26. Trata-se de uma homenagem inédita no município, localizado na região sul do Estado.

O monumento foi instalado no Parque Ambiental Municipal, um dos principais pontos turísticos de Redenção e que foi idealizado pelo próprio Carlo Iavé.

A solenidade de entrega do busto foi realizada no período da manhã, sendo marcada por muita comoção e cordiais discursos em memória do ex-gestor. A cerimônia contou com a presença de autoridades do município, como o atual prefeito Marcelo Borges (PSD), secretários municipais, além de familiares e amigos de Carlo Iavé. O monumento foi custeado pela própria família do ex-prefeito, que não informou o valor da escultura.

Leia mais:
Familiares, autoridades e amigos do ex-gestor prestigiaram a homenagem póstuma

 “É uma homenagem de grande valia. Sou muito grata a todas as pessoas que têm esse carinho e respeito por ele”, disse Vilma Warkentin, viúva do ex-prefeito.

Carlo Iavé faleceu no dia 26 de agosto de 2020, aos 59 anos, internado em uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) de um hospital de Palmas, capital do Tocantins, em consequência de complicações causadas pela covid-19. “A história do Iavé é um exemplo para todos nós. O seu legado jamais será esquecido”, disse o secretário de Educação, Cultura e Lazer, Vanderly Moreira.

Carlo Iavé também era empresário e vivia em Redenção há 36 anos. Era casado e deixou cinco filhos e sete netos. Ele se tornou prefeito em dezembro de 2015, quando era vice do então prefeito Vanderley Coimbra, que morreu em um acidente de carro. No ano seguinte, Carlo Iavé se reelegeu para o cargo, pelo MDB. (Delmiro Silva)