O prefeito de Itupiranga, Benjamim Tasca, segue internado no Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo, com diagnóstico de Covid-19, em um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), sem a necessidade de intubação. Ele chegou à capital paulista em uma UTI aérea, por volta de 1h30 da madrugada de sábado (9), no Aeroporto Internacional de Guarulhos, sendo encaminhado direto para a casa de saúde.
Segundo o dentista Hélder Tavares Cruz, de Itupiranga, que acompanha o prefeito, o seu quadro de saúde é estável, seguindo em observação e com um comprometimento pulmonar característico da doença. “Apesar disso, ele segue com os batimentos cardíacos normais, febril e sedado para que a imunidade não baixe”, acrescentou.
Os resultados de alguns exames laboratoriais realizados em Marabá também foram enviados para São Paulo. Por estar sedado, Tasca está se alimentando por meio de dieta parenteral, ou seja, por uma via diferente da gastro-intestinal.
Leia mais:Hélder considera cedo para anunciar que o prefeito está fora de risco de vida, pois, segundo ele, “a Covid-19 é uma caixa de surpresas, não podemos precisar nada por enquanto. Mas, a evolução está sendo boa”, disse.
O médico aproveitou o contato da Reportagem para parabenizar a equipe do Hospital Regional do Sudeste do Pará Dr. Geraldo Veloso (HRSP), que ofereceu um excelente suporte a Benjamim, durante sua passagem por lá, conforme avaliou. “Em São Paulo, estamos apenas dando continuidade ao que já vinha sendo feito no HR”, completou.
Ele finalizou confirmando que Tasca havia sido transferido para São Paulo, por causa de um irmão dele, que atua como médico, na capital paulista, que pode acompanhá-lo mais de perto. (Zeus Bandeira e Josseli Carvalho)