• ㅤTV CORREIO
  • ㅤRÁDIO
  • ㅤCORREIO DOC
Menu
  • ㅤTV CORREIO
  • ㅤRÁDIO
  • ㅤCORREIO DOC
Pesquisar
Pesquisar
Fechar
ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
CIDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
ESPORTES
ENTRETENIMENTO
COLUNISTAS
RONDA POLÍTICA

Prefeito de Itaituba é dono de fazenda onde PF encontrou armas e 600kg de cocaína no Pará

por Redação
10/07/2019
em Polícia
PF apreende quase 600 kg de drogas e desmonta esquema de transporte aéreo de entorpecentes em Itaituba

Drogas foram apreendidas assim que aeronave pousou em Itaituba. — Foto: Divulgação/ Polícia Federal

62
Visualizações

O prefeito de Itaituba, Valmir Clímaco de Aguiar, confirmou à Justiça Federal que é sua a fazenda Borboré, onde foram encontradas armas e quase 600 quilos de cocaína, no último domingo (7). De acordo com o prefeito, o veículo e a aeronave encontrados no local não lhe pertencem.

Em depoimento prestado à Policia Federal, Valmir Clímaco disse que recentemente realizou uma negociação na venda de um garimpo localizado a 60 quilômetros de Jacareacanga, sudoeste do Pará. O interessado deu um avião de entrada e pagaria o resto parcelado. Mas a aeronave negociada não é a que foi a encontrada pela Polícia, uma tipo Baron, em sua fazenda no domingo.

“Me ligaram e falaram que a Polícia Federal estava na fazenda e que pegaram fuzil, pistola e 580kg de coca em um carro do lado de um avião grande. Eles pousaram lá na fazenda, em uma pista praticamente abandonada. É uma fazenda em que houve uma invasão numa grande parte dela. Eu tenho pouco serviço nessa fazenda, fazenda Borboré, mas a gente não permitiu ninguém pousar lá na fazenda”, contou.

O prefeito informou que o processo de venda do garimpo foi todo registrado em cartório, onde consta o avião que foi adquirido no processo, e entregue à polícia.

“Mas eu tenho a minha consciência tranquila e já mostrei aqui para a Polícia Federal o contrato registrado em cartório, no nome do proprietário mesmo”, concluiu.

Aviões de pequeno porte foram apreendidos pela Polícia Federal em Itaituba — Foto: Divulgação/ Polícia Federal

De acordo com Polícia Federal, dois homens foram presos e outros três conseguiram fugir durante a ação que apreendeu 580 quilos de cocaína, 200 gramas de skank, dois fuzis AR 15 calibre 556, uma pistola calibre 9 mm, carregadores e munições, mira holográfica e luneta de precisão para uso em fuzil, rádios de comunicação e um telefone. Ainda segundo a PF, a droga é de origem boliviana.

Investigações

A PF recebeu informações sobre um esquema de pousos e decolagens diárias de aeronaves de pequeno porte em uma propriedade rural localizada ao sul do município, às proximidades do quilômetro 43 da rodovia Transamazônica, sentido Itaituba-Jacareacanga

Em verificação junto à Força Aérea Brasileira (FAB), foi constatado que não havia registro ou autorização para voos na região e que se tratava de algo ilícito. Então, equipes de policiais foram até o local fazer vigilância e flagraram o pouso da aeronave, bem como o descarregamento de embalagens semelhantes as utilizadas para o transporte de drogas.

Segundo a Polícia Federal, as investigações terão continuidade para identificar os demais envolvidos na prática criminosa, além da origem da droga. (Fonte:G1)

Comentários
Tags: BrasilItaitubaPará
Matéria anterior

Brumadinho: Vale é condenada a pagar danos por rompimento de barragem

Próxima matéria

Seasp aumenta lista de candidatos ao Conselho Tutelar de Marabá

RelacionadaMatérias

Polícia usará drones no combate ao crime
Destaques

Polícia usará drones no combate ao crime

22/01/2021
406
Família quer investigação sobre morte no Rio Parauapebas
Destaques

Família quer investigação sobre morte no Rio Parauapebas

22/01/2021
348
Foto: Reprodução
Destaques

Serralheiro despenca de prédio em obras e morre na Cidade Nova

22/01/2021
2.4k
Próxima matéria
Seasp aumenta lista de candidatos ao Conselho Tutelar de Marabá

Seasp aumenta lista de candidatos ao Conselho Tutelar de Marabá

Fale conosco

Anuncie no site

94 99212 4484

Facebook
Instagram
Twitter
Youtube

Correio de Carajás - Todos os direitos reservados | 2019