O valor orçado para a construção da primeira etapa do prédio da Universidade do Estado do Pará (Uepa), polo Parauapebas, é de R$ 18.321.480,88 milhões. A sessão de recebimento e início da abertura dos envelopes, propostas e documentações para o processo licitatório será a partir das 9h do dia 26 de outubro, na sala de Reuniões da Coordenadoria de Licitações e Contratos, localizada no Morro dos Ventos, em Parauapebas.
A licitação será na modalidade concorrência, do tipo menor preço, com prazo de vigência previsto no edital de 540 dias para a execução do projeto, em torno de um ano e meio, iniciando a partir da assinatura.
O valor será custeado pela Vale, conforme o Termo de Convênio nº 003/2016. Ao Correio de Carajás, o coordenador Municipal de Projetos Especiais, Captação de Recursos e Gestão de Convênio, Cleverland de Carvalho Araújo, destacou que este é projeto é estudado há 12 anos.

Cleverland explica que este montante pago pela Vale integra as compensações ambientais referente ao Projeto Ramal Ferroviário S11D, cujos trechos da obra passam por bairros do município.
O coordenador destaca que foram definidas áreas onde o recurso seria aplicado, uma delas foi a de mobilidade urbana, onde está sendo construído ciclovias na PA-160, na área social, com a construção do prédio do abrigo da criança, localizado no Projeto Pipa, e na área da educação, que contemplou o ensino superior.
No ano de 2016 foram retomados os debates para a instalação do polo da Uepa. A primeira condicionante era a aquisição do terreno, ao lado da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). Uma das condições do termo de convênio, de acordo com Cleverland, é que o projeto seja realizado pelo município, aprovado pela Uepa e validado pela Vale.
Cursos
Serão implantados cursos de graduação como Ciências Biológicas, Licenciatura em Matemática e Engenharia de Software, no ano seguinte, enfermagem.
Como contrapartida, a Uepa ofertará dois mestrados. O edital para os cursos de pós-graduação tem previsão para o final de setembro e o edital dos cursos de graduação está previsto para o início de novembro. A estimativa é que as aulas comecem no final de fevereiro ou início de março do ano que vem. Cada curso de graduação serão 40 vagas,
Em outubro será lançado o edital para os cursos de pós-graduação e mestrado, e a previsão de novembro para o processo seletivo de graduação. Os cursos serão ministrados provisoriamente na sede do Ceup. (Theíza Cristhine e Ronaldo Modesto)
Acompanhe o processo licitatório: http://www.governotransparente.com.br/transparencia/4507490/licitacao/detalhe?codigo=3/2020-008SEMOB&clean=false