Correio de Carajás

Prédio da Uepa em Parauapebas custará cerca de R$ 18 milhões

O valor orçado para a construção da primeira etapa do prédio da Universidade do Estado do Pará (Uepa), polo Parauapebas, é de R$ 18.321.480,88 milhões. A sessão de recebimento e início da abertura dos envelopes, propostas e documentações para o processo licitatório será a partir das 9h do dia 26 de outubro, na sala de Reuniões da Coordenadoria de Licitações e Contratos, localizada no Morro dos Ventos, em Parauapebas.

A licitação será na modalidade concorrência, do tipo menor preço, com prazo de vigência previsto no edital de 540 dias para a execução do projeto, em torno de um ano e meio, iniciando a partir da assinatura.

O valor será custeado pela Vale, conforme o Termo de Convênio nº 003/2016. Ao Correio de Carajás, o coordenador Municipal de Projetos Especiais, Captação de Recursos e Gestão de Convênio, Cleverland de Carvalho Araújo, destacou que este é projeto é estudado há 12 anos.

Leia mais:
Coordenador Municipal de Projetos Especiais, Captação de Recursos e Gestão de Convênio, Cleverland Araújo destaca que a construção do prédio é uma luta antiga (Fotos: Ronaldo Modesto)

Cleverland explica que este montante pago pela Vale integra as compensações ambientais referente ao Projeto Ramal Ferroviário S11D, cujos trechos da obra passam por bairros do município.

O coordenador destaca que foram definidas áreas onde o recurso seria aplicado, uma delas foi a de mobilidade urbana, onde está sendo construído ciclovias na PA-160, na área social, com a construção do prédio do abrigo da criança, localizado no Projeto Pipa, e na área da educação, que contemplou o ensino superior.

No ano de 2016 foram retomados os debates para a instalação do polo da Uepa. A primeira condicionante era a aquisição do terreno, ao lado da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). Uma das condições do termo de convênio, de acordo com Cleverland, é que o projeto seja realizado pelo município, aprovado pela Uepa e validado pela Vale.

Cursos

Serão implantados cursos de graduação como Ciências Biológicas, Licenciatura em Matemática e Engenharia de Software, no ano seguinte, enfermagem.

Como contrapartida, a Uepa ofertará dois mestrados. O edital para os cursos de pós-graduação tem previsão para o final de setembro e o edital dos cursos de graduação está previsto para o início de novembro. A estimativa é que as aulas comecem no final de fevereiro ou início de março do ano que vem. Cada curso de graduação serão 40 vagas,

Em outubro será lançado o edital para os cursos de pós-graduação e mestrado, e a previsão de novembro para o processo seletivo de graduação. Os cursos serão ministrados provisoriamente na sede do Ceup. (Theíza Cristhine e Ronaldo Modesto)

Acompanhe o processo licitatório: http://www.governotransparente.com.br/transparencia/4507490/licitacao/detalhe?codigo=3/2020-008SEMOB&clean=false