Correio de Carajás

Pré-matrícula na rede estadual segue até dia 12

Cristiano Lopes: “Alguns pais têm dificuldade para acessar o sistema, esses pais podem procurar a escola” / Foto: Josseli Carvalho

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc), abriu a pré-matricula dos novos alunos da rede estadual de ensino, isto é, para aqueles que vão entrar no ensino médio ou mudar de escola no próximo ano. O cadastro iniciou no último dia 23 de dezembro e vai até dia 12 de janeiro de 2020. De 14 a 16 de janeiro será o período para confirmação da matrícula. As inscrições podem ser feitas no site www.seduc.pa.gov.br.

Os documentos necessários para a confirmação são: original e cópia da certidão de nascimento, da certidão do registo civil ou do RG, cópia do CPF e do comprovante de residência atual, duas fotos 3×4 recentes, carteira de vacinação (crianças); carteira de vacina (jovem) e cartão de vacina (adulto), Cadastro Único /CADUNICO – somente a cópia da folha da frente (folha resumo), além do original da ressalva ou do histórico escolar.

Para os alunos que já são da Rede, a Seduc esclarece que todos serão rematriculados após o resultado final do ano letivo de 2019, que se encerra em 14 de janeiro de 2020. Para fazer a rematrícula os pais ou responsáveis, ou ainda o aluno adulto, podem procurar a escola. Em caso de transferência, o aluno também deverá procurar a secretaria da escola.

Leia mais:

Segundo o diretor da 4ª Unidade Regional de Educação (URE), Cristiano Gomes Lopes, apesar do número de vagas ser limitado, fazer a pré-matrícula pela internet é totalmente seguro. “De fato, o sistema pode apresentar um pouco de variações porque são muitas pessoas acessando ao mesmo tempo. E alguns pais têm dificuldade para acessar o sistema, mas esses pais podem procurar a escola, lá o acesso também será feito pelo site com orientação dos nossos funcionários”, disse.

A 4ª URE coordena ao todo 55 escolas estaduais de 13 municípios da região sudeste do Pará, sendo que em Marabá está o maior número de instituições de ensino, ao todo 22. Ainda segundo Cristiano, muitos pais têm preferência por escola em um determinado bairro e por isso pode parecer que não há vagas. “Muitas vezes, o pai tem a preferência por determinada escola, seja pelo nome ou pela estrutura. Mas quando chega até nós essas situações de aparente falta de vagas, nós fazemos o gerenciamento e direcionamos os alunos às escolas com vagas”, explicou.

Além do site da Seduc, as pré-matrículas também podem ser feitas através da Central de Atendimento 0800 280 0078, das 8 às 18 horas, de segunda a sexta).

Ainda de acordo com Cristiano, em 2019 foram reformadas ou revitalizadas em toda a região um total de 11 escolas e que foram enviados relatórios das que ainda precisam passar por obras.

“A URE já vem fazendo relatórios e enviando para Belém, para repassar todas as necessidades. Tanto que ao longo de 2019 recebemos visitas de engenheiros elétrico e civil da Seduc, além das equipes da Secretaria Adjunta de Logística Escolar que também estiveram nas unidades aqui da região levantando quantas precisam passar por reformas ou revitalizações”. (Fabiane Barbosa e Josseli Carvalho)