Correio de Carajás

Praias da região ganham reforço policial neste verão

A Polícia Militar reforça a partir desta segunda-feira (1º) a segurança dos locais onde há maior concentração de pessoas em razão do veraneio. Conforme o tenente-coronel Dayvid Sarah, comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar, são aguardados homens vindos de Belém para auxiliar no policiamento dessas áreas.

“Estamos finalizando a execução do plano para que seja empregado o efetivo que está vindo, o reforço Belém, tanto para Marabá, quando Palestina do Pará, Brejo Grande do Araguaia e São João do Araguaia. Teremos a tropa empregada na Praia do Tucunaré e na área urbana, na Marabá Pioneira, na Nova Marabá e na Praia do Geladinho, reforçando a segurança nos locais onde haverá concentração de banhistas”, diz.

A Polícia Militar estuda, inclusive, manter o policiamento 24 horas na praia, assim que as instalações ficarem prontas no balneário. A principal preocupação, afirma, é com o consumo de bebida alcoólica na ida e retorno para as praias, que pode resultar em graves acidentes, além de crianças perdidas.

Leia mais:
Foto: Josseli Carvalho

“ Corpo de Bombeiros está com um esquema para que essas crianças sejam identificadas através de pulseiras e esperamos que todos os banhistas e veranistas tenham responsabilidade com a própria segurança para evitar que aconteça o mal”, afirma, ressaltando, ainda, que os barqueiros redobrem a atenção no verão. “Que façam o transporte de acordo com o limite de passageiros determinado por lei, para evitar naufrágio e perda de vidas”.

O comandante afirma esperar que seja um período de férias tranquilo. “Contamos com a colaboração do cidadão e vamos operar diuturnamente, estamos revisando todos os pontos sensíveis de acordo com a nossa estatística e estaremos presentes principalmente onde há pessoas concentradas”.

Conforme ele, ainda não foi informado quantos homens a mais serão empregados no policiamento da região até o próximo 4 de agosto, quando acaba a operação. Atualmente, são 408 policiais atuando em turnos.

Além do policiamento ostensivo, durante o verão o Centro Integrado de Operações (Ciop), situado em Belém, enviará um total de 69 militares para reforçar o serviço de atendimento de urgência e emergência em Salinópolis, Mosqueiro e Marabá.  O reforço irá contemplar os serviços de atendimento de chamadas telefônicas para o número 190 e o despacho de ocorrências através do sistema de radiocomunicação com as guarnições em serviço. (Luciana Marschall – com informações de Josseli Carvalho)