Correio de Carajás

Praia do Tucunaré: Final de semana considerado tranquilo

Não foram registrados acidentes graves na Praia do Tucunaré, de maior movimentação em Marabá, neste final de semana. De acordo com o sargento Elivaldo Pereira Belém, do Corpo de Bombeiros, foram realizados apenas dois socorros, sem vítimas fatais, entre sexta-feira (20) e o final da tarde de domingo (22).

Uma pessoa sofreu uma parada cardiorrespiratória, mas foi rapidamente socorrida pelos bombeiros e encaminhada à Orla Sebastião Miranda, na Marabá Pioneira, onde foi atendida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). “Conseguimos fazer a vítima retornar”, informou o sargento.

O outro caso foi um princípio de afogamento, no qual também houve intervenção do Corpo de Bombeiros e a vítima foi socorrida.

Leia mais:

Nas redes sociais, passou a circular um boato acerca de um suposto acidente entre uma lancha e uma rabeta, o que foi desmentido pelo Corpo de Bombeiros. “Foi realizada vistoria em toda a área da praia e não foi constatada a veracidade deste fato”, acrescentou.

CRIANÇAS

Conforme o sargento, apesar da calmaria, ainda são flagrados casos de falta de atenção dos responsáveis por crianças. “Estamos sempre alertando aos pais porque ainda há algumas imprudências, deixando crianças sozinhas e confiando apenas no Corpo de Bombeiros”, apontou.

Ele destaca que os responsáveis devem manter o olhar atento sobre as crianças e evitar a ingestão de bebida alcoólica, além de preferir os dias de semana para passear com os pequenos, quando o movimento é menor. “Por um descuido pequeno pode ocorrer um acidente grave”.

Ele ressalta que o Corpo de Bombeiros vem trabalhando fortemente com educação junto aos veranistas “para orientar os banhistas e barqueiros para ser respeitado o limite das boias, o que evita muitos acidentes”.

Há, ainda, a fiscalização do uso de coletes nas embarcações e, embora haja pessoas que insistam em não vestir a proteção, os bombeiros observam que a maior parte dos banhistas está atento à segurança. Por fim, o sargento alerta, ainda, que os veranistas evitem locais mais afastados e procurem permanecer nas regiões onde há guarda vidas.

O efetivo do Corpo de Bombeiros na praia é de 15 militares, somado ao apoio da Defesa Civil que disponibilizou mais 20 homens que atuam na faixa de areia. (Luciana Marschall – com informações de Josseli Carvalho)