Agora, ao invés de um prontuário de papel, todos os usuários que chegam à Unidade Básica de Saúde Hiroshi Matsuda têm logo os dados pessoais registrados no sistema eletrônico. O processo para a informatização começou no início do mês de setembro, com a montagem da estrutura logística. Já o treinamento para os técnicos foi iniciado na segunda-feira, dia 21 de setembro.
O gerente da UBS, Dilceu Barroso, explica que os colaboradores estão recebendo o treinamento do software e explica a sequência: o usuário chega, é feito o cadastro, que é enviado direto para a triagem. Esta, por sua vez, manda as informações para o setor de atendimento. “Se o usuário, posteriormente retornar à unidade, todos os procedimentos que ele realizou, como exames e consultas, vão estar na nossa base de dados, não vai ter mais possibilidade de perder informações, tendo em vista que é um sistema web”, comemora.
Além do arquivo na base de dados, o gerente explica que com esse sistema, a UBS ganha segurança e agilidade. “Segurança porque antes era gerado um número de prontuário, que o usuário levava e, por algum motivo, perdia o papel. E, automaticamente, a gente não conseguia encontrar e aquelas informações ficavam perdidas. Agora, com esse sistema, não se perde, basta buscar pelo CPF ou RG e tudo o que ele realizou na unidade de saúde aparece na tela do computador”, esclarece Dilceu Barroso, pontuando que o sistema também está reduzindo, de forma gigantesca, o uso de papel, que agora, só é usado praticamente para elaboração da receita médica.
Leia mais:Técnicos da Divisão de Informática da Secretaria de Saúde de Marabá estão ajudando os colaboradores com a novidade. Entre os profissionais de saúde encantados com o sistema está a auxiliar de enfermagem Ana Maria Melo Reis, que celebra a novidade. “Estou achando a informatização excelente, muito mais prático, está ótimo. Agiliza no atendimento, diminui a espera do paciente porque a gente não vai precisar escrever tanto, como fazia antes, tanto no prontuário, quanto na carteirinha da criança, e ainda na nossa produção. Agora não, com o sistema, tudo está mais rápido”, conta a funcionária.
O sistema informatizado de atendimento também está agradando aos usuários. Na última terça-feira, 22, Maria Santos, autônoma, de 52 anos, que está aproveitando as férias em Marabá, procurou a UBS para tomar a vacina contra o sarampo, juntamente com o neto Arthur, de 7 anos. Ela achou bem rápido o atendimento e enfatizou que com o tempo, já que os funcionários ainda estão se familiarizando com a novidade, ficará ainda mais melhor.
A implantação do software, que começou pela da UBS Hiroshi Matsuda, faz parte de um projeto piloto para informatização das Unidades Básicas de Saúde, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Marabá (SMS) e supervisionado pela assessoria de gabinete e planejamento, com apoio das Divisões de Atenção Básica e de Informática da SMS. O programa busca melhorar e otimizar o fluxo de atendimento do cidadão realizado pelos profissionais de saúde.
“Esse processo de informatização será executado em toda a rede municipal de saúde, no caso das Unidades Básicas de Saúde começou pelo Hiroshi Matsuda, que é um projeto piloto, mas que já está dentro do planejamento para se estender às demais.
A próxima UBS a ganhar o sistema de informatização, segundo a SMS, é o da Liberdade. Toda a rede de saúde, como as Unidades Básicas e os centros de saúde de Alta e Média Complexidade, como Hospitais Municipal e Materno, Centro de Especialidades integradas e outros, estarão com o sistema interligado, assim como ao Ministério da Saúde, o que vai agilizar muito o atendimento”, relata Márcio Holanda, da assessoria de gabinete da Secretaria de Saúde.