Correio de Carajás

Posse de eleitos em Marabá terá três atos nesta nesta sexta-feira

Prefeito Tião Miranda e o vice Luciano Dias serão empossados nesta sexta-feira para governar Marabá até 2024
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Prego batido e ponta virada. Este ano não haverá tensão pré-cerimônia de posse em Marabá, como ocorreu há quatro anos, quando o prefeito eleito (e atual) Tião Miranda relutou em assumir o cargo. Ele está tranquilo e motivado a seguir em frente, já que a Prefeitura não tem mais uma avalanche de problemas e dívidas deixados pela gestão anterior.

Prova da motivação de Tião Miranda é que age nos bastidores, informalmente, ajudando na composição da Mesa Diretora da Câmara Municipal para o biênio 2021-2022. Os cargos mais importantes estão selados: Pedro Corrêa Lima (DEM), é o preferido e apontado pelo próprio Miranda para ser o presidente; Dra. Cristina Mutran (MDB) navega em águas tranquilas para manter-se como 1ª secretária. Esses dois cargos são os mais importantes porque seus ocupantes assinam cheques de tudo que é pago pela Casa de Leis.

As outras quatro cadeiras que compõem a Mesa Diretora ainda não estão tão claramente definidas, mas são secundárias e só aí ainda há disputas pontuais. Miguel Gomes Filho, o Miguelito (PDT) e Vanda Américo (Solidariedade) querem garantir um lugar à mesa. O de Miguel seria como 1º vice-presidente, aquele que assume os trabalhos da Casa – administrativos e parlamentares – quando o presidente viaja (mas Pedrinho pouco sai da cidade). Mas ele terá uma queda de braço com Alecio Stringari, que seria o predileto de Tião Miranda neste momento.

Leia mais:

Vanda Américo, também com muita experiência no Parlamento, não quer ser coadjuvante no processo e estaria disposta a conseguir uma vaga entre as seis cadeiras mais importantes do Plenário. Mas não é apenas isso que está em jogo. Os postulantes a essas seis cadeiras sabem que, ao conquistar uma, também ganham como bônus uma assessoria a mais para seu gabinete.

Outros nomes que estão colocados no xadrez parlamentar para irem à Mesa são os de Aerton Grande (PP) e Cabo Rodrigo (Republicanos).

E A POSSE?

Bem, a cerimônia de posse está agendada para iniciar nesta sexta-feira, 1º de janeiro de 2021, às 16 horas, na Câmara Municipal de Marabá. Por causa da pandemia do novo coronavírus e as restrições impostas pelas autoridades sanitárias, o acesso ao Plenário da Câmara será restrito aos vereadores que assumirão o cargo e um número bastante restrito de seus convidados.

A população em geral poderá acompanhar o evento por meio de transmissão, ao vivo, por meio da Fanpage da Câmara Municipal no Facebook.

A cerimônia contará com três atos distintos: posse dos vereadores; eleição dos membros da Mesa Diretora para o biênio 2021-2022; e depois a posse do prefeito Tião Miranda e de seu vice, Luciano Lopes Dias.

Seguindo a orientação do Regimento Interno da Câmara, o primeiro ato será presidido pelo vereador eleito com mais idade entre os 21 parlamentares. No caso, Elza Abussafi Miranda, de 69 anos, que já foi tanto vereadora quanto deputada estadual e tem uma longa ficha de serviços em Marabá. Os demais membros serão escolhidos na hora, entre os parlamentares.

Em seguida, a eleição da Mesa Diretora, posse do prefeito Tião Miranda, que deverá usar a tribuna para cumprimentar os vereadores e a comunidade. Depois, os vereadores poderão se inscrever para usar a palavra também.

Outro ato importante, mas que não ocorrerá no dia 1º de janeiro, é a composição das comissões permanentes da Câmara. Seus presidentes e membros só serão escolhidos por ocasião da primeira sessão ordinária da próxima legislatura, prevista para acontecer de forma regimental na primeira terça-feira útil após o dia 15 fevereiro. No caso, no dia 23, já que 15 será segunda de carnaval. (Ulisses Pompeu)

Comentários

Mais

Fiocruz pede inclusão de BioManguinhos como produtor de IFA nacional

Fiocruz pede inclusão de BioManguinhos como produtor de IFA nacional

O Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos da Fundação Oswaldo Cruz (Bio-Manguinhos/Fiocruz), encaminhou à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) o…
OMS declara a B.1.1.529 como 'variante de preocupação' e dá o nome de 'ômicron'

OMS declara a B.1.1.529 como 'variante de preocupação' e dá o nome de 'ômicron'

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a B.1.1.529 como uma “variante de preocupação” e escolheu como nome “ômicron”. Com essa classificação, a nova…
Prefeitura de Marabá cancela réveillon, mas divulga no mesmo dia grande evento esportivo

Prefeitura de Marabá cancela réveillon, mas divulga no mesmo dia grande evento esportivo

Nesta quinta-feira (25), a Prefeitura Municipal de Marabá, por meio do seu site oficial, divulgou uma nota confirmando o cancelamento…
Folha não publicou tuíte questionando se absolvição de jovem nos EUA pode estimular bolsonaristas a atirarem contra manifestantes no Brasil

Folha não publicou tuíte questionando se absolvição de jovem nos EUA pode estimular bolsonaristas a atirarem contra manifestantes no Brasil

Falso É falsa a montagem que circula no Facebook simulando tuíte do jornal Folha de S.Paulo com o título “A…
Turismo nacional deve encerrar o ano com crescimento de 16%

Turismo nacional deve encerrar o ano com crescimento de 16%

O turismo brasileiro deve terminar o ano com crescimento de 16% e faturamento de R$ 130 bilhões, 22% inferior ao…
Atraso na entrega e propaganda enganosa lideram reclamações na Black Friday

Atraso na entrega e propaganda enganosa lideram reclamações na Black Friday

As reclamações de consumidores devido a atrasos em entregas de produtos lideram o ranking nesta Black Friday, representando 20,94%. Segundo levantamento…