A 36ª edição da Exposição Agropecuária de Marabá (Expoama) inicia nesta quarta-feira (14), véspera do feriado do dia 15 de agosto, quinta-feira, Dia da Adesão do Pará. O momento é oportuno para quem quer curtir a festa com a família e amigos, além dos shows de Raí Saia Rodada e Viviane Batidão, sem ter a preocupação de acordar cedo no outro dia.
Aliás, a grande novidade deste ano é que a Expoama terá os portões abertos todos os dias, ou seja, não será cobrado ingresso para acessar o parque e nem para assistir aos shows – especificamente na área pista.
“Essa ação é um sonho nosso, graças ao Jimmy Simpson (presidente da Federação de Rodeio Paraense) e Companhia Ítalo Todde”, conta Ricardo Guimarães, presidente do Sindicato Rural de Marabá (SRM) em entrevista para o Correio de Carajás na tarde de terça-feira (13).
Leia mais:Ainda que o impacto da decisão só possa ser medido após o encerramento da feira, espera-se que a iniciativa aumente o volume de público na Expoama. O retorno da exposição de animais para a visitação e a presença de um parque de diversões na área da feira, são outros elementos que podem trazer mais famílias para exposição.
TRADIÇÃO E EXPECTATIVAS
A Expoama pode ser definida como uma celebração da cultura e do agronegócio de Marabá e região. Com quase quatro décadas de tradição, a feira consolida sua importância para os produtores rurais, empresas do setor agropecuário e o público em geral, que busca por entretenimento e até negócios com expositores de outros segmentos (como bancos e concessionárias).
Leilões, shows, rodeios, gastronomia local, são algumas das atrações apreciadas pela audiência da feira, mas é preciso reconhecer que os estandes são uma atração por si só. Eles apresentam as novidades do setor agrícola, com demonstrações práticas, exposição de máquinas, equipamentos e produtos rurais.
É o caso da Belgo Arames, que possui uma parceria de longa data com a Nutrisolo. “Há anos a gente participa com eles, trazendo os nossos arames para demonstrar sua viabilidade tanto no aspecto econômico, quanto no da eficiência do produto”, descreve Danilo Moreira, analista de mercado agro.
Para ele, a Expoama é uma oportunidade para atrair o público de cidades vizinhas, fechar negócios e estabelecer parcerias.
Já no estande da DePneus Continental e Casa do Borracheiro, o foco são os pneus para veículos de grande porte, máquinas pesadas e implementos agrícolas. Iago Fonseca, empresário, conversou com a reportagem e comentou o mercado em 2024 é bastante desafiador. Ele garante que as duas empresas participam da feira trazendo muita competitividade, garra e cordialidade para atender os clientes.
“A gente vem buscando mais nome aqui na feira, mostrando nossos produtos para que os clientes nos conheçam aqui e também nos procurem na loja”, compartilha.
LEILÃO E RODEIO
“Hoje Marabá tem mais de 1,3 milhão de animais (gado), quer dizer que somos um grande potencial da pecuária”, afirma Ricardo Guimarães. Como de costume, durante os cinco dias de Expoama também acontecem grandes leilões de bovinos.
Um dos leilões da programação acontece na noite de quarta-feira, abertura da feira, a partir das 19h será realizado o 20º Leilão Elite. O evento é realizado pela RR Agropecuária e Genética Zucatelli, com o apoio do SPRM. Os animais são avaliados pelo Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ) da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ).
O rodeio, incluído no circuito nacional, é outra grande atração da feira. A competição, que começa na quinta-feira (15) e encerra no sábado (17), reúne os melhores peões da região e atrai um grande público. Inclusive, o grande vencedor da disputa vai competir em Barretos.
Esta é uma das grandes tradições da Expoama, responsável por demonstra a força da cultura boiadeira na região.
(Luciana Araújo)