Em novo informe liberado esta semana e ao qual o Correio de Carajás teve acesso, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) confirma que pretende liberar a travessia de veículos na ponte sobre o Rio Araguaia já em novembro deste ano, embora destaque que as obras de ajustes nos acessos devam seguir até julho de 2025. A nova ponte ligará São Geraldo do Araguaia (PA) e Xambioá (TO), na BR-153, e está 99% concluída, segundo o departamento.
“As obras de construção da estrutura da ponte já estão 99% concluídas. Restam ainda os serviços de pavimentação asfáltica, sinalização viária, iluminação e a laje de transição para os aterros dos acessos a ela. A previsão é de que a OAE esteja concluída no fim do mês de setembro deste ano. Com as obras dos acessos já iniciadas, ela ganhará trafegabilidade já em novembro de 2024, através da rampa de acesso, que será liberada para os veículos”, diz o Dnit.
As obras complementares dos acessos seguirão por mais alguns meses, com previsão de conclusão para julho de 2025.
Leia mais:Com uma plataforma de 12 metros de largura de pista e acostamento e calçadas com 1,5m de largura de cada lado, a ponte é uma reivindicação antiga da população, já que no local a travessia ainda é feita por balsa. Com o empreendimento, o DNIT irá otimizar o transporte de cargas e diminuir o tempo das viagens entre os dois estados, facilitando, ainda, a integração multimodal com a ferrovia Norte – Sul e a hidrovia Tocantins – Araguaia, reduzindo custos e contribuindo para o desenvolvimento dos dois estados.
Também há a expectativa de que o tráfego diário da rodovia, hoje de cerca de 1500 veículos, cresça significativamente. A ponte é um investimento de R$ 233 milhões, com 1,7 quilômetros de extensão sobre o Rio Araguaia. (Da Redação)