Vinte bois morreram nesta semana quando a carreta na qual eram transportados despencou de uma ponte que se quebrou no Rio Vermelho, na zona rural de Eldorado do Carajás. Vídeos que circulam pela internet mostram uma máquina retirando os corpos dos animais e também o caminhão, nesta quarta (10).
Conforme a assessoria de comunicação da Prefeitura Municipal de Eldorado do Carajás, o acidente ocorreu na terça (9) na estrada que dá acesso à região de Volta do Rio. Moradores informaram que a gestão anterior havia feito manutenção da estrutura seis meses atrás e que ela estava, aparentemente, em boas condições.
O órgão acrescenta que a Secretaria Municipal de Obras está realizando serviços emergenciais para garantir a trafegabilidade dos moradores e a Prefeitura Municipal lamentou o ocorrido.
Leia mais:“Vale ressaltar que devido às fortes chuvas e condições precárias das pontes, bueiros e estradas do município, havia sido declarada situação de emergência, pelo Decreto 021/2021 de 22 de Fevereiro”, finaliza o posicionamento.
Na ocasião, conforme divulgou o Correio de Carajás, um levantamento realizado pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil e pelas Secretarias Municipais de Assistência Social e de Obras, detectou 8.311 pessoas afetadas, quase 30% da população, estimada em 33.940 habitantes em 2020, pelo IBGE. Destas, 2.009 haviam sido desalojadas, 54 pessoas estavam desabrigadas, 134 estariam enfermas e 6.114 foram afetadas indiretamente.
Na zona rural, as enxurradas destruíram em fevereiro 39 pontes de madeira e danificaram outras 15 pontes. Foram identificados, também, 23 bueiros destruídos, sete danificados e 2.498 km de vicinais intrafegáveis. (Luciana Marschall)