Após passar aproximadamente mais um mês sentado na cadeira da administração municipal de Tucuruí, Artur de Jesus Brito foi mais uma vez afastado do cargo de prefeito da cidade, nesta terça-feira (5), por decisão do juiz substituto Thiago Cendes Escórcio, da Comarca local. Esse é o terceiro afastamento dele desde julho de 2017, quando assumiu a prefeitura em decorrência da o homicídio então administrador, Jones William.
A decisão judicial se deu em decorrência de um pedido do Ministério Público Estadual por mais uma acusação de improbidade administrativa, ele já responde a outras duas. O afastamento tem prazo de 180 dias e o cargo deverá ser assumido novamente pelo presidente da Câmara Municipal, Bena Navegantes (PROS).
Em março deste ano, os vereadores cassaram o mandato de Artur de Jesus Brito (PV) em uma sessão extraordinária tumultuada. O afastamento definitivo se deu em decorrência do relatório final da CPI instaurada, sustentando que ele foi beneficiado diretamente com a morte do antecessor, já que Josenilde Brito, mãe de Artur, é acusada de ser a mandante do crime. Uma liminar do Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA), no entanto, anulou a decisão e o reintegrou ao cargo. (Luciana Marschall)
Leia mais: