Correio de Carajás

Policlínica/NATEA Carajás Miguel Chamon é inaugurada no aniversário de Marabá

Governador Helder Barbalho presenteou a cidade com um equipamento completo para atender a saúde pública da região

Neste dia 5 de abril, aniversário de 112 anos de Marabá, o Governo do Pará presentou a cidade com a inauguração da Policlínica Carajás Miguel Chamon e o Natea (Núcleo de Atendimento ao Transtorno do Espectro Autista). A expectativa é que a unidade realize, por ano, mais de meio milhão de atendimentos, levando qualidade de vida e esperança para a população de Marabá e de toda a região.
Com a presença do governador Helder Barbalho, da vice-governadora Hana Ghassan, do deputado estadual Chamonzinho e de diversos líderes da região, a inauguração foi um marco na história da saúde pública da cidade, pois irá garantir a assistência médica em mais de trinta especialidades, gerando mais de 220 empregos diretos e indiretos.

Foto: Evangelista Rocha

“Hoje, nós temos o privilégio de abrir as portas da Policlínica de Marabá, uma estratégia de saúde no atendimento clínico, exames, consultas, com especialidades médicas que acelerarão o acesso a esses serviços para a cidade de Marabá, mas também para toda a região sudeste. Estamos falando de um equipamento que traz mais de 30 especialidades médicas, além do que há de mais moderno no diagnóstico de imagem, com equipamentos de ressonância, tomografia, mamografia e densitometria óssea. Portanto, temos todos os equipamentos necessários para viabilizar as consultas e, de imediato, gerar o diagnóstico e fazer o tratamento”, disse o governador Helder Barbalho.

Foto: Evangelista Rocha

Além disso, o gestor estadual enfatizou que outras unidades de Policlínicas serão entregues no Estado, fazendo com que todas as regiões do Pará possam receber esse equipamento.

Leia mais:
Foto: Evangelista Rocha

O deputado estadual Chamonzinho elogiou o trabalho da equipe do Governo do Estado que vem desempenhando um papel fundamental na mudança de vida dos paraenses, entregando obras nas áreas da saúde, educação e infraestrutura. “Esse é um momento histórico para Marabá. É uma alegria enorme ter a Policlínica o nome do meu avô, Miguel Chamon. Em nome da minha família agradeço ao governador. É uma alegria participar de tudo o que o Estado vem realizando. E em breve teremos o Hospital Materno Infantil Regional que está cinquenta por cento pronto. Fico muito feliz de participar e contribuir para que todas essas obras sejam entregues para o povo de Marabá”, disse.

A Policlínica/NATEA irá dialogar com as demandas das prefeituras da região, através da regulação de saúde das unidades básicas. Sob a gestão do Instituto Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA), o espaço vai realizar procedimentos cirúrgicos, exames laboratoriais e de imagens de última geração.

A vice governadora Hana agradeceu o secretário estadual de Governo, João Chamon Neto, pelo trabalho na região – Foto: Evangelista Rocha

A vice-governadora Hana Ghassan, a inauguração da Policlínica é mais um compromisso do Governo com o município de Marabá. Não é só um prédio bonito, é a entrega de um serviço efetivo para o dia a dia de vocês. Tenho muito orgulho de fazer parte de um governo que se preocupa em ouvir as demandas da nossa população, que está conectado no dia a dia da população. Estamos muito felizes em entregar mais um importante equipamento para os moradores de Marabá no dia do aniversário de 112 anos da cidade”, disse.
NATEA
Crislaine Portilho, 28 anos, mãe atípica, comemorou a entrega do NATEA em Marabá. Para ela, essa é uma grande conquista da das mães atípicas da cidade. “Esse é um direito que nossos filhos irão receber, agora teremos atendimento de qualidade. Fico muito feliz com essa. A luta é constante e vamos continuar lutando para ter espaços como esse, de qualidade e respeito em todos os ambientes. As pessoas precisam se conscientizar que o autismo não acaba, não tem cura”, afirma a mãe.
O NATEA (Núcleo de Atenção ao Transtorno do Espectro Autista) vai contar com neuropediatria, pediatra, psiquiatra, assistente social, enfermeiros, pedagogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, profissionais da educação física e fonoaudiólogos.