Correio de Carajás

Policlínica de Tucuruí torna-se referência para diagnósticos neurológicos

Com a descentralização do acesso à saúde, unidade permite que pacientes de outras localidades tenham acesso à assistência médica e realização de exames de alta tecnologia

Os casos mais comuns na rotina de atendimento são de perda de memória, déficit de atenção, enxaqueca e problemas provocados por hérnias de disco

Raimundo Pereira da Silva tem acompanhado a filha, Judite de Souza Pereira, de 29 anos, às consultas com o neurologista da Policlínica Lago de Tucuruí. Desde os 9 anos ela sente dores na cabeça e espera por um diagnóstico. “Já tivemos quatro consultas aqui e o médico segue avaliando e investigando, fazendo exames. O atendimento aqui é bom”, afirma o pai da paciente.

Em operação há mais de um ano, a Poli Tucuruí amplia a oferta especializada em saúde pública, tornando-se referência em atendimento e diagnóstico para a população dos sete municípios da Região de Integração Lago de Tucuruí: Breu Branco, Goianésia do Pará, Itupiranga, Nova Ipixuna, Novo Repartimento, Tucuruí e Jacundá.

A descentralização do acesso à saúde tem permitido que várias unidades espalhadas pelo estado se especializem e proporcionem uma nova experiência ao usuário, que antes necessitava se deslocar até Belém para ser atendido por especialistas.

Leia mais:

O setor de neurologia da Poli Tucuruí reflete a estratégia bem-sucedida. A equipe médica é liderada pelo neurocirurgião chefe do serviço, o médico Eric Homero Albuquerque Paschoal. Segundo Paschoal, os casos mais comuns na rotina de atendimento da Poli são de perda de memória, déficit de atenção, enxaqueca e problemas provocados por hérnias de disco.

“Aqui, oferecemos recursos de diagnósticos para identificar e, posteriormente, encaminhar a um centro especializado para realização do procedimento cirúrgico em tempo hábil, caso haja a indicação. O intuito é diagnosticar em tempo para que o tratamento também seja instaurado em tempo adequado, melhorando a qualidade de vida dos pacientes”, explica.

De acordo com Camylla Rocha, diretora-técnica da Poli Tucuruí, a unidade tem investido em equipamentos modernos que permitem a realização de exames como a Ressonância Magnética, Tomografia e Eletroencefalograma.

“A capacitação contínua da equipe médica também garante que a Policlínica de Tucuruí continue oferecendo um atendimento de qualidade e em conformidade com os mais recentes avanços científicos na área neurológica. Além disso, a proximidade com a população local permite uma relação melhor entre os profissionais de saúde e os pacientes, o que é fundamental para um tratamento bem-sucedido”, avalia.

Para o diretor-executivo, Francisco Amud, a presença de um serviço especializado em Neurologia e Neurocirurgia em Tucuruí tem proporcionado um diagnóstico mais rápido e preciso aos pacientes.

“Isso não só economiza tempo e dinheiro para as famílias, mas também reduz a sobrecarga dos serviços de saúde em outras regiões. A Policlínica de Tucuruí desfruta de uma posição privilegiada na prestação de serviços de Neurologia e Neurocirurgia”, pontua.

Perfil

A unidade é administrada pelo Instituto Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA) em parceria com a Secretária de Estado de Saúde Pública (Sespa). (Ascom Poli Lago de Tucuruí)