Correio de Carajás

Policlínica de Marabá entra na fase final com 96% dos serviços concluídos

Governo do Pará garante atendimentos especializados como exames de ressonância magnética, tomografia e eletrocardiograma, entre outros

Foto: Augusto-Miranda / Ag.-Pará

A obra da Policlínica/Natea (Núcleo de Atendimento Transtorno do Espectro Autista) em Marabá, região de Integração Carajás, no sudeste paraense, já está com 96% dos serviços finalizados. A estrutura conta com 2.482,55 m² de área construída, dois pavimentos, sendo 51 salas. O objetivo do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde do Pará (Sespa), é descentralizar os serviços de saúde especializados da capital para Marabá e região.

Foto: Alana Lima/Divulgação

A capital paraense, Belém, e os municípios de Tucuruí, Capanema e Bragança já foram contemplados com policlínicas. A meta do governo estadual é que até o final de 2024, outras policlínicas estejam em funcionamento, além de Marabá, Altamira e Santarém, na região oeste paraense; e Breves, no Marajó.

Foto: Alana Lima/Divulgação

Com investimentos do Estado na casa dos R$ 26 milhões, o prédio é contemplado com uma sala de tomografia; uma de ressonância magnética; sala de Raios X; duas salas de procedimentos invasivos; sala de recuperação; sala de mamografia; sala de ultrassonografia; densitometria; consultório ginecológico; consultório de otorrino e oftalmológico; sete salas de consultórios indiferenciados; salas de processamentos; endoscopia; uma sala de recuperação; quatro salas de coleta e três tipos de laboratórios diferenciados. Toda essa estrutura será responsável por oferecer 35 especialidades médicas para a comunidade.

Leia mais:
Foto: Alana Lima/Divulgação

Para o secretário regional de governo do sul e sudeste do Pará, João Chamon Neto, a Policlínica/Natea vai proporcionar, além da descentralização dos serviços de saúde pública da capital, a garantia de atendimento de qualidade para Marabá e região. “O governador Helder Barbalho investe de forma permanente em Marabá e toda região de Integração Carajás, na saúde não poderia ser diferente com garantia de serviços especializados, além de exames e ainda um Núcleo de Atendimento para Pessoas com autismo. Estamos acompanhando a obra desde o primeiro tijolo e vamos inaugurar em breve a Policlínica, que representará uma nova era para saúde de Marabá e região. Parabéns ao nosso governo e toda equipe Sespa”, disse o secretário regional de governo.

Professora Joseane Maria atua com educação especial, em Marabá, agradece pelo serviço especializado para população
Professora Joseane Maria atua com educação especial, em Marabá, agradece pelo serviço especializado para população/Foto: Alana Lima/Divulgação

 

Expectativa – “Estou contando os dias para a inauguração da nossa Policlínica/Natea de Marabá. O sentimento é de gratidão pelo nosso Governo do Pará ter implantado um equipamento de saúde desse porte com a Natea no município e ainda mais por ser perto de uma escola que é inclusiva. Nós temos muito a ganhar com essa obra, que vai atender as crianças autistas, jovens e adultos, como também levar saúde especializada e exames para nossa população”, afirma a professora Joseane Maria Santos Soares, que trabalha na área da Educação Especial.

A auxiliar administrativa Edicleia Oliveira Gomes trabalha há um ano na obra da Policlínica e fala sobre a importância do espaço para a região. “É extremamente gratificante ver uma obra desse porte sendo trazida para a cidade de Marabá, onde vai atender grandes demandas na área de especialidades, Natea, então a população só tem a ganhar e agradecer ao Estado”.

Edicleia Oliveira trabalha na obra da Policlínica, em Marabá: É gratificante ver uma obra desse porte para a cidade
Edicleia Oliveira trabalha na obra da Policlínica, em Marabá: “É gratificante ver uma obra desse porte para a cidade”Foto: Alana Lima/Divulgação

 

Como moradora de Marabá, a entrevistada foi captada para fazer parte do quadro de funcionários: “Graças a Deus eu fui abraçada, moro aqui e abracei a oportunidade cedida dentro da cidade”, comemora.