Correio de Carajás

Policiamento de Marabá será reforçado nos cinco dias de Carnaval

Tenente-coronel Ibsen orienta sobre medidas de segurança para o Carnaval/ Foto: Josseli Carvalho
Por: Da Redação com entrevista de Josseli Carvalho
✏️ Atualizado em 12/02/2026 16h45

A Polícia Militar em Marabá receberá reforços tanto de policiais da capital, Belém, quanto do efetivo local de folga, que receberá horas extras para atuar durante os cinco dias de Carnaval, com início nesta sexta-feira (13) e término na terça (17).

O tenente-Coronel Ibsen Lima Ibsen, comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar, não mencionou números, mas garantiu ao Correio de Carajás que o planejamento operacional irá atender às demandas dos eventos durante o período, tanto na área comandada por ele, quanto no Núcleo Cidade Nova, onde o 34º BPM atua ao comando do tenente-coronel Kojak Antônio da Silva Santos.

A Polícia Militar estabeleceu o planejamento após se reunir com outros órgãos de Segurança Pública, como Departamento Municipal de Transporte Urbano (DMTU), Detran, Polícia Rodoviária Federal, Guarda Municipal e Departamento de Postura.

Leia mais:

“Daremos apoio ao DMTU, que vai atuar nos locais dos eventos, inclusive fazendo fechamento de vias para atender os blocos carnavalescos. Também com a Guarda Municipal, que vai ficar atenta a qualquer situação. Assim, eles (guardas) trabalhando em um ponto, a gente otimiza trabalhando em outro”, explicou.

ATENÇÃO COM GARRAFAS DE VIDRO

Segundo o comandante, haverá atenção redobrada a quem estiver portando bebidas em garrafas de vidro. O Departamento de Postura deverá recolher os objetos nos blocos, com apoio da PM. “A gente sempre solicita que a população tenha a consciência de usar bebidas alcoólicas e não alcoólicas em recipientes de plástico ou lata, evitando vidro”.

Conforme ele, a orientação para quem utilizar as garrafas é redobrar a atenção com o descarte. “Não jogar em área pública e não deixar exposto para que seja usado como arma para algum tipo de brincante que esteja alcoolizado e venha trazer algum problema contra algum desafeto”.

O oficial aproveita para destacar que a tolerância com brigas e confusões será zero. Além do respeito ao horário de funcionamento de estabelecimentos determinado pela Prefeitura Municipal. “Esperamos que todo mundo faça um carnaval com tranquilidade e também com consciência de que o importante é se divertir, e não brigar ou trazer problema para alguém”.

CRIANÇAS DEVEM SER SINALIZADAS E ORIENTADAS

Ibsen alerta para a possibilidade de se perder crianças em locais de grande fluxo de pessoas. O ideal, diz, seria evitar levá-las, mas caso pais e responsáveis decidam permitir a ida dos menores, a orientação é colocar neles uma pulseirinha com a identificação, endereço e telefone.

Também é recomendável ensinar as crianças a buscarem a ajuda de autoridades, que podem ser policiais, se não conseguirem localizar os pais ou responsáveis. “Com certeza a Polícia Militar ou outra autoridade vai buscar ir ao encontro desses responsáveis para entregar a criança. Caso não encontre, vamos ter que acionar o Conselho Tutelar para fazer a custódia da criança até o período de encontrar os pais”, finaliza.