Um acidente doméstico quase tirou a vida de André Silva, no São Félix II, Núcleo São Félix, em Marabá. Ele estava em casa quando o botijão de gás explodiu, dando início a um incêndio. A vida da vítima foi salva por uma guarnição de Polícia Militar, formada pelo cabo Rafael e soldado Amorim.
A cena descrita pela polícia é digna de um filme de terror. Conforme o relato, André estava caído dentro da casa, inconsciente e coberto pelos escombros. Ele estava sem camisa e tinha queimaduras de segundo e terceiro grau pelo corpo.
Felizmente foi possível retirar o homem, com vida, de dentro do imóvel e ele recebeu atendimento médico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), acionado pela guarnição.
Leia mais:Mas para que isso acontecesse, os militares encararam uma verdadeira odisseia, que iniciou quando Arverli Fiuza dos Santos e Amarildo Portugal de Brito foram até os policiais pedindo que socorressem André.
Logo na entrada da residência a polícia encontrou o primeiro obstáculo: o imóvel possuía cerca elétrica. Para ultrapassá-la foi necessário arrombar o portão da frente. Na sequência, as portas da frente e do fundo também foram quebradas.
O interior da casa estava repleto de fumaça, com muito fogo, fatores que resultaram em uma temperatura muito alta e dificuldade para respirar. Somando a isso, de acordo com a polícia, a residência estava desmoronando. O forro PVC e a grande quantidade de mobílias de madeira facilitaram que o fogo se alastrasse pelo local.
Foi nesse cenário de terror que André foi encontrado e resgatado.
Mas o trabalho da polícia não terminou aí. Devido ao tamanho do incêndio, o fogo ameaçava uma das casas vizinhas e os policiais conseguiram controlar as chamas jogando água com baldes – após fazer a coleta em uma cisterna.
Felizmente, graças ao trabalho do cabo Rafael e do soldado Amorim, a vida de André foi salva e apenas bens materiais foram perdidos, mas fica o alerta sobre o uso de botijão de gás: se houver um vazamento em um ambiente fechado – como na sua cozinha, por exemplo – o gás se espalha por todo ambiente e uma pequena faísca pode causar incêndios ou mesmo explosões de grande impacto. (Luciana Araújo, com informações de Josseli Carvalho)