Correio de Carajás

Policiais que salvaram idosa atacada por abelhas são homenageados

Três policiais militares que salvaram uma idosa cadeirante de um ataque de um enxame de abelhas foram homenageados com Menção Honrosa pelo ato de bravura. A honraria, concedida pela Associação Comercial e Empresarial de Xinguara (ACIAPA), foi entregue em solenidade realizada na terça-feira, 14, aos homenageados: cabo Bispo, soldado Santos e soldado Silva, que integram o Grupamento Tático Operacional (GTO), do 17º Batalhão da Polícia Militar do Pará, com sede em Xinguara, sul do Estado.

O salvamento ocorreu no dia 18 de novembro desse ano, em Xinguara. Terezinha Pirolli, de 70 anos, estava dentro da própria casa quando foi atacada por um enxame de abelhas, que invadiram o imóvel. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) acionou os policiais que colocaram as próprias vidas em risco para salvar a idosa cadeirante. Os policiais agiram rápido e conseguiram retirar a mulher do interior do imóvel e colocá-la numa ambulância do SAMU para que recebesse atendimento médico.

“Foi uma honra e felicidade imensa esse reconhecimento. Colocamos nossas próprias vidas em risco, mas logramos êxito e salvamos a senhora, que já estava desacordada quando adentramos na casa”, disse o cabo Bispo. O agente policial informou que após o salvamento, os policiais se deslocaram para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), pois ficaram bastante feridos em razão do ataque das abelhas.

Leia mais:

A ação foi reconhecida pela população de Xinguara e região como um ato heroico e compatível com o juramento dos policiais de agir em defesa da sociedade, mesmo que seja necessário arriscar a própria vida. “Somos agraciados com policiais bombeiros”, escreveu uma internauta, reconhecendo que como o município de Xinguara não dispõe de Corpo de Bombeiros, os policiais militares frequentemente desempenham funções análogas, como salvamento de pessoas em situação de risco.

(Delmiro Silva)