Uma guarnição da Polícia Militar (PM) de Parauapebas – formada pelo sargento César e o soldado De Lima – atendeu a uma ocorrência inesperada enquanto realizava rondas na madrugada desta segunda-feira (5): o parto do pequeno Enôa em uma residência na Rua das Bromélias, na região do São Lucas 2.
Na manhã de hoje, por volta das 10h, a instituição concedeu entrevista coletiva, onde contou em detalhes como os militares acabaram fazendo o parto da criança.
O tenente-coronel Aquino informou que o sargento e soldado estavam na comunidade fazendo rondas quando, na madrugada, foram acionados por populares informando que dentro de uma residência uma mulher estava em trabalho de parto.
Leia mais:Outros serviços de emergência já haviam sido acionados, mas o veículo mais próximo era o da PM. A guarnição se deslocou até a casa e, naquele momento, os policiais fizeram os devidos cuidados de higiene e auxiliaram o parto.
Eles aguardaram os outros veículos de apoio hospitalar, mas devido à distância da comunidade para o principal posto de saúde especializado e a necessidade de atendimento de urgência, solicitado pela própria mãe, os dois acabaram levando os pacientes à maternidade do Hospital Geral de Parauapebas (HGP) dentro da viatura e com o cordão umbilical ainda ligado.
O soldado Gesinaldo Braga de Lima – ou apenas De Lima – comentou que manter o controle foi essencial. “É uma ocorrência inusitada, mas mantivemos a calma”, declarou. “A Polícia Militar está preparada para atender o cidadão na medida do possível e, graças a Deus, conseguimos ajudar a mãe a encerrar o parto”.
Ele considera esse tipo de situação satisfatória e que enaltece a corporação. “Sentimento de dever cumprido. A gente está correspondendo à sociedade ao mesmo tempo que eles criam expectativa do serviço que a gente tem que prestar”, concluiu. (Clein Ferreira – com informações de Ronaldo Modesto)