📅 Publicado em 13/08/2025 17h11✏️ Atualizado em 13/08/2025 17h13
O pequeno Braian Ferreira, de apenas 1 ano e 8 meses, foi salvo graças à manobra de Heimlich, aplicada por policiais militares e um voluntário, durante o salvamento do menino, que se afogou em uma caixa d’água, no Bairro da Paz, em Parauapebas. O caso foi registrado na noite de terça-feira (12).
Os militares informaram que foram abordados pelos pais do garoto, desesperados em busca de ajuda para o filho. Os agentes encontraram a criança inconsciente e com poucos sinais vitais.
O soldado Alves então iniciou a manobra de Heimlich, conseguindo provocar vômitos na vítima. Nesse momento, o voluntário Oscar Neto, especialista na técnica, se aproximou e assumiu os primeiros socorros, dando continuidade à reanimação cardiopulmonar.
Leia mais:A criança voltou a apresentar sinais de vida, mas ainda alternava momentos de consciência e inconsciência. Os militares então a levaram até o Hospital Geral de Parauapebas (HGP), realizando escolta e controle do tráfego para garantir rapidez e segurança.
Ao chegar, o menino foi encaminhado diretamente à sala vermelha, onde o quadro clínico foi estabilizado.
Segundo o médico que o atendeu, a agilidade da guarnição e a atuação de Oscar Neto foram determinantes para evitar um desfecho trágico. A criança permanece internada na Unidade de Cuidados Especiais, em observação. Um vídeo divulgado nas redes sociais registrou o resgate da vítima.