A Diretoria de Execução Criminal (DEC), da Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe), informou ao Portal Correio de Carajás, nesta manhã (quarta), que 57 detentos de presídios de Marabá receberam o benefício judicial de saída temporária para o Dia dos Pais.
O balanço parcial aponta que em todo o estado do Pará, 1.584 presos do regime semi-aberto terão o direito ao benefício. No total geral de presos, 1.127 beneficiados são da Região Metropolitana de Belém e 457 do interior do Estado.
Internos já começaram a deixar o presídio na última segunda-feira, dia 6, com previsão de retorno na próxima segunda, dia 13. Até a véspera da data, o Poder Judiciário ainda pode conceder benefícios desta natureza.
Leia mais:As saídas temporárias, explica a Susipe, estão previstas na Lei de Execuções Penais a presos que cumprem pena no regime semiaberto, apresentam bom comportamento e que já tenham cumprido um sexto da pena.
Ao final do prazo, acrescenta o órgão, o detento deve retornar voluntariamente até a unidade prisional na qual está custodiado até às 14h do último dia previsto. Caso contrário, passa a ser considerado foragido da Justiça.
A Susipe afirma que no Pará, no ano passado, 1.277 presos receberam o benefício nesta data. Do total, 63 não retornaram às unidades prisionais, ou seja, um percentual de 5% de evasão. Além do Dia dos Pais, no estado o benefício é concedido anualmente na Semana Santa, Dia das Mães, Círio de Nazaré e Festas de Final de Ano. (Luciana Marschall)