Correio de Carajás

Polícia Militar: Mais de 23 mil veículos foram abordados em 2019

Ao longo do ano passado, a Polícia Militar de Marabá estima que foram efetuadas mais de 23 mil abordagens em veículos no município, entre carros e motocicletas. Bicicletas, caminhões e embarcações (alvo central de uma das maiores operações das forças de segurança), por exemplo, ficaram de fora das estatísticas do 4º Batalhão de Polícia Militar (BPM).

Em balanço, o tenente-coronel Dayvid Sarah Lima, que comanda o Batalhão Tocantins, comenta que esses números foram alcançados em ações integradas com Guarda Municipal e Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (DMTU).

“Essas abordagens se deram em parceria com outros órgãos de segurança do município, que foram essenciais no alcance de tão elevado número de interpelações em 2019”, destaca.

Leia mais:

David Lima ressalta, entretanto, que o empenho da tropa da Polícia Militar foi vital. “O compromisso da nossa equipe resulta em combate à criminalidade e prestação de bom serviço à população. Isso se faz inegável perante esses dados. Pretendemos avançar neste ano”, avalia.

Questionado pelo Jornal CORREIO sobre como anda a relação comunidade-polícia, Lima afirma que esse vínculo tende a se consolidar à medida que a Polícia Militar consegue responder aos conflitos postos pela população.

“O número de queixas aumentou bastante. Sabemos, porém, que para o cidadão confiar no trabalho desempenhado pela Polícia Militar, o mesmo deve ter a certeza de que haverá uma pronta resposta da nossa parte. Por isso, temos trabalhado de modo incansável para filtrar essas denúncias e, com o apoio da coletividade, direcionar o nosso patrulhamento para áreas vulneráveis”, declara.

PRISÕES E APREENSÕES

O ano de 2019 foi árduo para a criminalidade. A Reportagem teve acesso ao levantamento do 4º BPM para o número de prisões e apreensões e descobriu que, por dia, pelo menos um adulto ou adolescente foi conduzido para a delegacia no ano que se passou. Foram 717 capturados.

Durante o ano, a Polícia Militar também combateu crimes ambientais, como a poluição sonora causada por casas de festa. “Nós estivemos nesses locais, ao lado da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em resposta a denúncias encaminhadas pela população, muitas vezes perturbada pelo barulho causado pelas casas noturnas”, expõe.

Houve a apreensão de 68 armas de fogo e munições, além da recuperação de 72 veículos roubados e também a prisão de 31 pessoas com mandados de prisão em aberto. No período, mais de 7 quilos de entorpecentes (na somatória) foram apreendidos. (Da Redação)