Correio de Carajás

Polícia Militar em Marabá ganhará conjunto habitacional

Na última sexta-feira, dia 7, o governador Helder Barbalho deu uma notícia que agradou bastante os policiais do Estado. Ele assegurou que quatro conjuntos habitacionais serão construídos para os PMs e suas famílias em um total de 1.200 residências em Marabá, Ananindeua e Santarém. Primeiro, será elaborado o projeto e então será divulgada a localização de cada residencial nos três municípios acima discriminados e quantidade de imóveis em cada um deles.

A notícia foi dada ao final da ocupação de quarteis por esposas de militares e, nela, o governador Helder Barbalho se comprometeu a não expulsar os policiais que não puderam sair às ruas durante a ocupação dos prédios pelo movimento de mulheres.

De acordo com o movimento, o governo do Estado se comprometeu a cumprir todas as exigências das manifestantes, que incluíam aumento salarial, mais segurança aos PMs, políticas de habitação para os policiais e ainda divulgação de informações sobre as investigações relativas aos assassinatos de 23 policiais militares mortos este ano.

Leia mais:

O aumento salarial para a categoria deve ser apresentado no segundo semestre, medidas protetivas como liberação de uso de equipamentos como coletes a prova de bala e treinamento para autodefesa durante folgas já haviam sido anunciados.

Sem punição

Durante o encontro também foi assegurado que nenhum policial será punido ou expulso devido aos protestos de mulheres. “Não vai acontecer nada com esses policias militares. Ninguém será preso”, também revelou a representante das mulheres.

Helder Barbalho confirmou que ao todo 70 policiais estão respondendo por Procedimento Administrativo Disciplinar, mas não serão expulsos da corporação. Até o momento 50 PMs já prestaram depoimentos junto à Corregedoria da Polícia Militar. (Redação Portal Correio com informações da Agência Pará)