Correio de Carajás

Polícia Militar de Marabá terá 17 cavalos

REFORÇO

Policial Militar em treinamento de montaria no Regimento de Polícia Montada (Foto: Agência Pará)
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Com a aquisição de 70 cavalos, a Polícia Militar do Pará (PM) deve reforçar a segurança montada no Estado. Os animais oriundos do Rio Grande do Sul passaram por uma verificação técnica e de saúde e a chegada está prevista para o início do mês. Com o acréscimo será um total de 123 equinos, dos quais 66 serão destacados para Belém, 24 para Santarém, 17 para Marabá e 16 para Castanhal.

O comandante do Regimento de Polícia Montada (RPM), coronel Tanner, explica o reforço. “Está prevista para o início de dezembro a chegada de 70 equinos que foram comprados e previamente escolhidos no Estado do Rio Grande do Sul, que vão reforçar o plantel tanto da capital quanto dos interiores que também executam atividade de policiamento montado. Está prevista também a aquisição de 100 materiais completos de arreio, que são colocados nos animais para a prática do policiamento”, pontua.

Os equinos são fundamentais para a execução das atividades do Regimento. “O cuidado com o animal é diário, por mais que ele não saia para o policiamento vai ter sempre aquele policial militar que vem só para cuidar daqueles animais. Porém os que vão para o policiamento são previamente escalados, passam pelo controle da veterinária. É feito todo aquele trato de rasqueamento, banho, preparação, por parte do militar escalado. Após isso, ou o cavalo vai embarcado no condutor de cargas vivas ou ao passo, quando o policiamento é próximo do quartel, para as respectivas áreas”, explica.

Leia mais:

Atualmente o efetivo do RPM é composto por 107 policiais habilitados. “O curso de formação os capacita a trabalhar com as atividades de policiamento montado que não se restringem ao ostensivo, na rua, realidade cotidiana, mas todo o leque de atividades como as ações de choque montado, as atividades em campo de futebol, as praças desportivas, controle de massa em passeatas e manifestações, atividades de cunho social recreativas, como as exposições em shoppings. Aqueles eventos em que fazemos puxadas a cavalo com crianças, dias festivos. Guarda de honra e representação, cujo mês de outubro é o que mais exige em relação ao Círio de Nazaré. Além de outras atividades como o policiamento motorizado em viaturas quatro rodas, não nos limitamos aos cavalos, temos nosso choque ligeiro e já chegamos a fazer apoio a revistas em presídios e escoltas de presos também”, detalha o coronel.

Os animais passam por acompanhamento rigoroso por meio do Centro Médico Veterinário da PM. De acordo com o diretor da unidade, major Alexandre, as equipes trabalham em expediente e sobreaviso. “Fica sempre um médico veterinário de sobreaviso 24 horas junto a um enfermeiro. Se tiver uma ocorrência em um policiamento, esse cavalo cair, se machucar, ele é retraído para a base e é acionado o veterinário de plantão”, informa.

No primeiro semestre foi adquirido um aparelho de raio-X portátil, uma boa aquisição para auxiliar no diagnóstico de imagem, no caso de fraturas e baleamentos. “Temos atendimento clínico, cirurgias de baixa complexidade, serviço odontológico, tanto de equino quanto canino (do Batalhão de A Canino), casqueamento e ferrageamento dos equinos, além da programação do esquema vacinal e vermifugação, dentro do controle sanitário dos animais”, acrescenta o major. (Agência Pará)

Comentários

Mais

Vítima recebe ligação informando onde está sua moto roubada

Vítima recebe ligação informando onde está sua moto roubada

Um caso curioso teve início no último domingo (5), com um assalto a mão armada contra Marcilene Siqueira do Santos,…
Acusado de matar ex-namorada é condenado a 23 anos de prisão

Acusado de matar ex-namorada é condenado a 23 anos de prisão

Cassiano Araújo Silva, de 32 anos, acusado do assassinato da ex-namorada, a adolescente Kesia Alves Bezerra, de 17 anos, recebeu…
Carreta tomba na PA-287, motorista morre e populares saqueiam carga

Carreta tomba na PA-287, motorista morre e populares saqueiam carga

Uma carreta com carregamento de hortifrúti tombou na Rodovia PA-287, entre Redenção e Conceição do Araguaia, sul do Pará. O…
Idoso é sequestrado em São João e libertado em Marabá 8 horas depois

Idoso é sequestrado em São João e libertado em Marabá 8 horas depois

Raimundo Nonato Cruz, de 66 anos, foi sequestrado por volta das 13 horas desta terça-feira (7). O idoso estava em…
Assassinado na VS-10 é identificado

Assassinado na VS-10 é identificado

Foi identificado o homem morto nesta segunda-feira (6) na divisa entre os bairros São Lucas II e Morada Nova, no…
Homem é preso por agressão à companheira

Homem é preso por agressão à companheira

Na noite desta segunda-feira (6), a Polícia Militar foi acionada para atender uma ocorrência de violência doméstica registrada no Vale…