Correio de Carajás

Polícia incinera 93kg de maconha apreendida em Brejo Grande

O material, avaliado em R$ 300 mil, foi apreendido em Brejo Grande dia 30 de outubro/ Fotos: Evangelista Rocha

A Polícia Civil de Marabá realizou nesta sexta-feira (22) a incineração de aproximadamente 93 kg de maconha apreendidos durante operação policial no município de Brejo Grande do Araguaia, em 30 de outubro. A droga, avaliada em R$ 300 mil, foi destruída na Cerâmica MG, localizada no Km 8 da BR-230.

A ação contou com a presença de autoridades como o superintendente regional, delegado Vinícius Cardoso das Neves; o delegado de Brejo Grande, Igor Wanick; a promotora de São João do Araguaia, Jéssica Barbosa; e representantes da Polícia Científica e da Vigilância Sanitária.

Na ocasião, a perita Danielle Brunna Cartaxo, gerente da unidade do Centro de Perícias Científicas (CPC) Renato Chaves em Marabá, falou sobre a relevância do processo de incineração para a atuação da Polícia Científica. “É mais um momento histórico que a Polícia Científica do Estado do Pará está participando, depois da realização de todos os exames comprobatórios do que realmente se trata. É sempre muito gratificante para nós como agentes de segurança pública chegar a esse fim”, afirmou a perita, salientando a importância do trabalho técnico no combate ao tráfico.

Leia mais:
A perita Danielle Cartaxo falou do trabalho técnico no combate ao tráfico

POLÍCIA CIVIL

O delegado Igor Wanick, que lidera as investigações em Brejo Grande do Araguaia, relembrou o contexto da apreensão, quando a Polícia Militar identificou um veículo suspeito. O motorista, ao notar a presença da PM, alterou a rota e abandonou o carro, fugindo para a mata, onde permaneceu escondido por cerca de dois dias.

“As investigações continuam em busca da autoria, não só do motorista que conseguiu fugir no dia da apreensão, mas também do verdadeiro dono da droga. Acreditamos que essa droga tinha como destino o Tocantins, e que Brejo Grande foi apenas um obstáculo nesse caminho”, explicou.

O delegado de Brejo Grande, Igor Wanick, falou sobre a apreensão

Igor reforçou ainda que o trabalho segue de forma sigilosa, com foco na identificação do responsável pelo veículo e de possíveis cúmplices envolvidos no transporte e financiamento do carregamento.

Para o delegado Vinícius Cardoso, superintendente regional, o ato de incineração representa um duro golpe ao tráfico de drogas na região. “É um dia muito feliz para a polícia e para toda a sociedade, pois é um momento triste para o tráfico de drogas e para as facções que tentam se enraizar na nossa região”, declarou.

“Contamos aqui com a promotora de São João, com os peritos oficiais da Polícia Científica, Vigilância Sanitária e Polícia Civil. Todos juntos, realizando a incineração dessa grande quantidade de entorpecentes”, completou, ao acrescentar que, além do prejuízo financeiro ao tráfico, a ação reforça o compromisso das forças de segurança com a repressão ao crime organizado.

“Duro golpe no tráfico”, classificou o superintendente Vinicius Cardoso, sobre a incineração

É LEI

A incineração ocorreu conforme a Lei 12.961/2014, que regulamenta a destruição de drogas apreendidas no Brasil. Segundo a legislação, plantações ilícitas devem ser eliminadas imediatamente, e, em casos de flagrante, o juiz responsável deve determinar a destruição total do material em até 10 dias, mantendo-se apenas a quantidade necessária para análise pericial. Em casos não flagrantes, como o ocorrido, a droga deve ser destruída num prazo de até 30 dias, desde que mantidas amostras para servirem de prova em processos futuros.

RELEMBRE O CASO

A apreensão da droga ocorreu na manhã do dia 30 de outubro pela Polícia Militar no entroncamento das rodovias PA-459 e BR-230, em Brejo Grande do Araguaia. Por volta das 11h30, uma guarnição viu uma picape Fiat Strada em atitude suspeita trafegando pela rodovia federal no sentido Marabá–Brejo Grande.

Ao notar a presença dos policiais, o motorista do veículo mudou de rota bruscamente, entrando em uma fazenda nas proximidades da estrada, o que levantou ainda mais a desconfiança da equipe.

Os policiais seguiram o carro e o encontraram abandonado, sem as chaves. O proprietário da fazenda relatou que o homem havia chegado, descido do carro e fugido a pé em direção à mata. Foram realizadas buscas nas redondezas, mas o suspeito não foi localizado.

Ao revistarem a parte traseira do veículo, os policiais encontraram a grande quantidade de pacotes de maconha prensada, além de rádio comunicador, dois carregadores de rádio e uma mochila com roupas.

(Thays Araujo, com informações da Polícia Civil)