A sede da Polícia Federal em Marabá já tem novo endereço. Localizada agora na Folha 17, próximo ao Ginásio Poliesportivo Renato Veloso, na Nova Marabá, a nova estrutura dos agentes federais representa melhoria nos atendimentos e a solução de problemas estruturais que existiam no antigo prédio.
O CORREIO foi até o imóvel, que já está funcionando, e conversou com o delegado Ezequias Martins da Silva. Para a reportagem, ele explica que a mudança se deu há 15 dias e, mesmo o antigo prédio tendo uma excelente localização (Folha 31), os defeitos estruturais eram muito graves que não comportavam mais os servidores e a sociedade que ia até lá em busca de atendimento.
“Aquele prédio é de uma cooperativa de alimentos do Governo Federal e a Polícia estava lá há pelo menos 35 anos. Porém não era uma estrutura adequada para uma delegacia. As salas não tinham janelas, não tínhamos um auditório e nem banheiros suficientes. Além disso, quando chovia, o prédio alagava. Era cheio de problemas. A gente trabalha muito com a parte investigativa, então boa parte do trabalho é realizada dentro de gabinete. Precisávamos de uma estrutura que comportasse os servidores dentro do prédio”, conta Ezequias.
Leia mais:Após a realização de um chamamento público para locação e análise de propostas, a instituição selecionou a mais vantajosa – e barata – para a administração e decidiu pela mudança.
O novo prédio, alugado, foi completamente reformado pela empresa dona do imóvel, e todo o processo foi acompanhado pela equipe da PF para que fossem feitos os ajustes necessários para atender à demanda da delegacia.
Vale ressaltar que mesmo sem a inauguração oficial, o novo prédio da PF é uma estrutura temporária. Segundo o delegado responsável pela instituição em Marabá, a previsão é de que o funcionamento no local se dê pelos próximo cinco anos, que é o tempo de construção da nova sede, em terreno próprio de aproximadamente 10 mil metros quadrados, localizado no Núcleo Cidade Nova, próximo ao prédio da Justiça Federal.
A nova sede da PF conta com diversas salas, auditório, cozinha, sala de atendimento ampla, academia, gabinetes para delegados, cartório e estacionamento com 65 vagas.
O prédio deve ser inaugurado oficialmente em até três meses.
(Ana Mangas)