Correio de Carajás

Polícia desarticula quadrilha de assalto a carro-forte

Delegado Thiago Carneiro conversou com a Imprensa sobre a operação que desarticulou a quadrilha/Foto: Evangelista Rocha
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Na manhã de ontem (5), o superintendente regional de Polícia Civil do Sudeste do Pará, delegado Thiago Rodrigues Carneiro, reuniu a Imprensa local para falar sobre a prisão de uma perigosa quadrilha responsável pelo ataque a um carro-forte de uma empresa de transporte de valores no dia 31 de agosto de 2019, na BR-155, entre os municípios de Marabá e Eldorado do Carajás.

Foram presos, pela participação direta e apoio logístico no crime, Régis Sotério Braga Martins, o “Tio Patinhas”; Gean Marcos Silva Silveira, o “Bê”; Francinaldo Santos Brito, conhecido como “Cofe”; Jorge de Barros Silva, o “Junior Preto”, e Jocélio Caldas da Silva, o “Maguila”.

De acordo com o delegado Thiago Carneiro, a sexta pessoa presa é um funcionário da empresa de transporte de valores, contra o qual foi comprovado, no decorrer das investigações, que ele compartilhava informações de rotas e os valores transportados com os criminosos. A polícia apurou que ele atuava, na prática, como um facilitador para os crimes do bando.

Leia mais:

A quadrilha tinha ramificações nos Estados do Pará, Goiás, Paraíba e Pernambuco, aonde também ocorreram cumprimentos de mandados de busca apreensão. Já no Estado do Pará, as prisões aconteceram nas cidades de Marabá, Belém, São Miguel do Guamá Rondon e Rondon do Pará.

Durante o cumprimento de um dos mandados em Marabá, foram encontradas na residência da esposa de um dos suspeitos, diversas munições de fuzil de calibre 5.56mm, o que motivou a autuação em flagrante da dona da casa, Sidineia Barreto Salete.

Ataque ao carro-forte aconteceu no dia 31 de agosto do ano passado na BR-155/Foto: Divulgação

O assalto

Usando fuzis, um rifle ponto 50 e explosivos, o grupo criminoso atacou e roubou o veículo de transporte de valores, no dia 31 de agosto do ano passado. O ataque ocorreu próximo à fazenda Cedro, na divisa de Marabá com Eldorado. De acordo com a Polícia Civil, os assaltantes fugiram por uma estrada vicinal e um malote com dinheiro teria sido levado.

O veículo foi interceptado na estrada federal por volta das 10h50. Os criminosos estavam em pelo menos dois veículos e abriram fogo contra o carro-forte. Os funcionários da empresa de vigilância privada conseguiram fugir e não sofreram ferimentos.

Munições de fuzil de calibre 5.56mm foram apreendidas em uma casa em Marabá/ Foto: Ascom/Polícia Civil

Na ocasião, Polícia Civil acionou as equipes da DRRBA/DRCO para a coleta de elementos e a investigação identificou e localizou o líder da quadrilha, o baiano Manoel Pires de Oliveira, conhecido como Pastor ou Manoel, que morreu após confronto com policiais da DRCO no município de Tailândia, no sudeste do Pará.

“O desenvolvimento do trabalho investigativo possibilitou a identificação e responsabilização completa do grupo criminoso, resultando em sua desarticulação. Nesta quinta-feira, foram cumpridos seis mandados de prisão preventiva e cinco mandados de busca e apreensão nos municípios de Belém, São Miguel do Guamá, Rondon do Pará e Marabá, bem como nos Estados de Goiás, Paraíba e Pernambuco”, ressaltou o coordenador da operação, delegado Fausto Bulcão. (Chagas Filho com informações de Evangelista Rocha e Ascom/Polícia Civil)

SAIBA MAIS

A operação envolveu a Delegacia de Repressão a Roubos a Banco e Antissequestro (DRRBA), vinculada à DRCO, com apoio de Policiais Civis da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (CORE) e do Núcleo de Apoio à Investigação de Marabá (NAI/MBA). Também contou com apoio das polícias civis dos estados de Goiás, Paraíba e Pernambuco. Os presos foram ouvidos e transferidos ao Sistema Penitenciário estadual, onde estão à disposição da Justiça, em Marabá.

Comentários

Mais

Motoqueiro bêbado provoca acidente na Folha 29

Motoqueiro bêbado provoca acidente na Folha 29

Após atravessar o canteiro central e tentar alcançar a pista, o condutor de uma motocicleta, Elias Alves de Almeida, de…
Motociclista morre ao bater moto em carro estacionado

Motociclista morre ao bater moto em carro estacionado

Uma fatalidade ceifou a vida do trabalhador rural Jorcelino Alves de Araújo, de 51 anos de idade, morador do município…
Adolescente é apreendido por matar desafeto no Bairro da Paz

Adolescente é apreendido por matar desafeto no Bairro da Paz

Entre os crimes registrados em Marabá está semana está o assassinato de Gabriel da Silva Ribeiro, de 24 anos. Ele…
Polícia faz caçada a um dos suspeitos de envolvimento na chacina de Parauapebas

Polícia faz caçada a um dos suspeitos de envolvimento na chacina de Parauapebas

Parauapebas presenciou, na última quarta-feira (15), uma cena de terror: cinco corpos foram encontrados Às proximidades do bairro Vila Nova,…
Moradores encontram corpo próximo à Folha 8

Moradores encontram corpo próximo à Folha 8

Moradores da Folha 8, Núcleo Nova Marabá, encontraram próximo ao Rio Tocantins um corpo, do sexo masculino, já em estado…
Colisão entre duas motos deixa um em estado grave

Colisão entre duas motos deixa um em estado grave

Após atravessar o canteiro central e tentar alcançar a pista, o condutor de uma motocicleta, de prenome Elias, se chocou…