Correio de Carajás

Polícia Civil recebe treinamento para armamento novo

Policiais passam por treinamento para melhor manusear as novas armas/ Foto: Evangelista Rocha

As equipes de Polícia Civil de Marabá, Parauapebas e Eldorado do Carajás estão passando por um treinamento nesta quarta e quinta-feira (5 e 6), realizado pela Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE). A intenção é preparar mais de 3 mil policiais para usarem um armamento mais eficiente que já é usado em países como os Estados Unidos e Canadá.

Ocorrerão duas mudanças que visam duração, confiança e portabilidade no equipamento. O calibre 42 passa a ser nove e, por isso, as armas também serão novas, para sustentar a munição. Segundo o coordenador da CORE, Eric Cavalcante, apesar de a arma atual ser de qualidade, a nova representará um avanço, já que se trata de um modelo usado mundialmente. “Será como trocar um carro popular por uma BMW”, disse.

Inicialmente fora realizada no auditório da superintendência de Polícia Civil a instrução teórica e avaliação física, como bioimpedância, afim de avaliar a capacidade individual de cada um, antes de realizar a troca. Durante a tarde, a equipe de quase 100 policiais fora ao estande de tiro para manusear e entender como a nova arma funciona.

Leia mais:

O superintendente de Polícia Civil, delegado Vinícius Cardoso conversou com a reportagem do Correio de Carajás e explicou que três coordenadores da CORE serão responsáveis por ministrar o treinamento. Além disso, segundo ele, o investimento contará com 2.500 novas armas, que serão entregues para munir os agentes capacitados.

“Este é mais um passo que a PC dá para aprimorar o trabalho policial com armamento de qualidade e alta eficiência no mercado internacional. A Polícia Civil agora distribuirá esse armamento entre as unidades de todas as regiões do estado”, afirma. (Thays Araujo)