Correio de Carajás

Polícia Civil realiza nova operação em área de APP

Um mês após a primeira operação, órgãos de fiscalização e segurança pública retornam à APP às margens do Tocantins

Na manhã desta quinta-feira, 24, uma Área de Proteção Ambiental (APP) localizada na zona urbana de Marabá, na cercania do Núcleo São Felix, é alvo de uma nova operação da Polícia Civil. Há cerca de um mês, uma força tarefa realizada nessa mesma região atuou no intento de reprimir crimes ambientais e furto de energia elétrica.

Localizada à margem direita do Rio Tocantins – no sentido em que ele corre –, a área fica de frente para o Balneário das Mangueiras, na Folha 25, Nova Marabá.

Assim como aconteceu na primeira vez, pelo menos uma construção já foi demolida

A Reportagem do CORREIO DE CARAJÁS teve acesso a algumas imagens da operação realizada nesta manhã. No vídeo, policiais conversam com moradores da região e uma fotografia detalha uma construção demolida. De acordo com informações preliminares, Vinicius Cardoso, delegado e superintendente regional de Polícia Civil, também estava no local.

Leia mais:

Novas informações devem ser divulgadas após a conclusão do trabalho e o CORREIO DE CARAJÁS trará as atualizações.

RELEMBRE

Em outubro, quando a a Operação Rio Tocantins Vivo foi realizada, estruturas irregulares, em construção e não-habitadas foram demolidas. Naquela ocasião, o superintendente detalhou a legalidade da ação: “A questão da demolição se dá pelo chamado “poder de polícia administrativo” que o município tem, onde ele próprio pode executar suas atribuições ou medidas em algumas situações”. Ele explicou que os imóveis onde pessoas estavam morando não foram demolidos, tendo sido feitas notificações de desocupação para que elas deixassem as residências.

No mesmo dia, a Equatorial realizou a retirada de mais de 2 mil metros de linha clandestina de energia que abastecia as casas construídas no perímetro da APP. A prática se caracteriza como furto de energia elétrica. Os ocupantes do local que foram identificados receberam intimação para prestarem declarações na 21ª Seccional de Polícia Civil. (Luciana Araújo)