A Polícia Civil de Marabá, sob a liderança do superintendente regional, delegado Vinícius Cardoso das Neves, tem mais uma vez demonstrado compromisso com a população de Marabá através da Delegacia Itinerante. A iniciativa, de caráter social, atende pela segunda vez a população do Bairro Amapá, no Núcleo Cidade Nova. A ação aconteceu durante toda a manhã desta quinta-feira (6), oferecendo diversos serviços à comunidade.
A Delegacia Itinerante tem se consolidado como um braço amigo da Polícia Civil, proporcionando, entre outros serviços, a emissão de cédulas de Identidade, como destacou o superintendente. “A ideia é trazer o serviço público a domicílio contemplando, sobretudo, a população mais carente aqui de Marabá”, explica Vinícius Cardoso.
PARCERIAS
Leia mais:Em colaboração com a Defensoria Pública, a população também tem acesso a atendimentos jurídicos, incluindo peticionamento em casos de Alimentos e divórcio, além de outras demandas legais.
Outro parceiro da iniciativa é a Faculdade Anhanguera, cuja professora Simone Otoni, coordenadora do Núcleo de Práticas Jurídicas, da destaca a importância da parceria. “Estamos contribuindo com informações e confecção de ofícios na área de família, como segunda via de Registro, divórcio, pensão e guarda. Se for consensual, já sai daqui assinado, só esperando homologação do juiz,” diz Simone.
Maria Augusta Lacerda, biomédica e voluntária na Sociedade Espírita Renascer, também enfatiza a relevância do trabalho conjunto. “Essa parceria possui o objetivo de prestar uma assistência maior para a comunidade e tentar facilitar a vida deles. Isso traz um benefício muito grande para as pessoas extremamente carentes”, declara a voluntária.
SERVIÇO À SOCIEDADE
O objetivo principal da ação social é levar serviços públicos diretamente aos moradores, especialmente aqueles em situação de maior vulnerabilidade. O critério de escolha das localidades prioriza justamente as áreas mais carentes de Marabá. Até agora, a ação já esteve presente na Vila Canaã (conhecida como Vila do Rato), no Residencial Tiradentes e, por duas vezes, no Bairro Amapá.
Uma das beneficiadas pela ação é Janiléia Lima, que compartilhou sua experiência: “Eu cheguei aqui às seis horas da manhã. Fiquei sabendo por uma amiga e vim tirar meu RG”.
(Milla Andrade)