Correio de Carajás

Polícia Civil indicia 15 presos pelas mortes de 58 detentos no presídio em Altamira, no Pará

Presos caminham sobre telhado em presídio de Altamira, no Pará, durante massacre que deixou 58 mortos — Foto: Reprodução/TV Globo
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

A Polícia Civil informou nesta sexta-feira (02) que indiciou 15 presos pelo massacre que resultou na morte de 58 detentos no Centro de Recuperação Regional de Altamira, sudoeste do Pará. O inquérito ainda não foi finalizado e mais detentos pode ser indiciados pelo crime.

De acordo com o superintendente Regional da Polícia Civil em Altamira, delegado Walison Damasceno, o indiciamento dos 15 presos da facção Comando Classe A, responsáveis pelo ataque aos presos do Comando Vermelho, aconteceu após a análise de imagens do circuito de segurança da casa penal e também de imagens feitas por celular de presos que foram postadas em redes sociais. Ainda segundo o delegado, com as imagens deu para ver qual a participação de cada líder no planejamento e na execução.

“No mesmo dia já foram autuados 15 indivíduos, nos quais foram identificados alguns líderes desse suposto grupo criminoso. E alguns também que foram identificados de pronto em algumas imagens que nós tivemos. Então esses indivíduos já foram autuados em flagrante”, afirmou Walison Damasceno.

Leia mais:

Segundo a polícia, todos os detentos indiciados vão responder ao menos por seis crimes: homicídio qualificado, dano, cárcere privado, motim e lesão corporal.

“Nós já temos a identificação de alguns que iniciaram a rebelião, no momento em que mantiveram os agentes como reféns. Alguns indivíduos, pelas nossas investigações, são líderes, de uma certa forma indiretamente agiram nesse crime. E alguns que foram identificados pelas imagens diretamente executando alguns homicídios ou a própria rebelião em si, com os danos causados ao patrimônio (público) e pelos crimes que estão sendo apurados”, concluiu o delegado.

Massacre no presídio

Um confronto entre facções criminosas dentro do presídio de Altamira causou a morte de 58 detentos. Na segunda-feira (29), líderes do Comando Classe A incendiaram a cela onde estavam internos do Comando Vermelho. De acordo com a Superintendência do Sistema Penitenciário do Pará (Susipe), 41 morreram asfixiados e 16 foram decapitados. Na terça, mais um corpo foi encontrado carbonizado nos escombros do prédio.

Após as mortes, o governo do estado determinou a transferência imediata de dez presos para o regime federal. Outros 36 seriam redistribuídos pelos presídios paraenses.

Um relatório do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) considera o presídio de Altamira como superlotado e em péssimas condições. No dia do massacre, havia 311 custodiados, mas a capacidade máxima é de 200 internos. Segundo a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Pará, dos 311 presos, 145 ainda aguardavam julgamento.

Massacre no presídio de Altamira — Foto: Arte/G1
Massacre no presídio de Altamira — Foto: Arte/G1

(Fonte:G1)

Comentários

Mais

Papagaio entoa um “socorro, ladrão“ e suspeito é preso

Papagaio entoa um “socorro, ladrão“ e suspeito é preso

Um caso inusitado foi registrado na região nordeste do Pará na manhã deste sábado (12). Um papagaio gritou pega ladrão,…
Passeata pedirá justiça para mortes de Vanuza e Jacsiane

Passeata pedirá justiça para mortes de Vanuza e Jacsiane

No próximo dia 29, haverá uma grande manifestação, a partir das 16h30, pedindo celeridade na investigação do assassinato de Vanuza…
Corpo de bombeiro desaparecido é achado em Ananindeua

Corpo de bombeiro desaparecido é achado em Ananindeua

Foi encontrado, na tarde desta sexta-feira (11), o corpo do bombeiro militar Allan Tadeu Neco Veira  em uma área de mata…
Garimpeiros atacam ônibus que transportava lideranças indígenas de Jacareacanga para Brasília

Garimpeiros atacam ônibus que transportava lideranças indígenas de Jacareacanga para Brasília

Na manhã da última quarta-feira, 9, um ônibus que transportava lideranças indígenas de Jacareacanga, no sudoeste do Pará, para Brasília…
Jovem morta em acidente será sepultada em Tucuruí

Jovem morta em acidente será sepultada em Tucuruí

Foi trasladado na tarde desta sexta-feira (11) o corpo de Lindinês dos Santos Trindade para a cidade de Tucuruí, onde…
Bitrem atropela jovem que estava em motocicleta próximo ao Km 6

Bitrem atropela jovem que estava em motocicleta próximo ao Km 6

Por volta das 5h manhã desta sexta-feira (11), Lindinês dos Santos, 23 anos, perdeu a vida em um trágico acidente…